01/07/2015

Que Esperam os Macacos, de Yasmina Khadra (opinião)



Opinião:
Os livros deste autor conquistaram-me pela beleza da sua escrita, quase poética, com que retrata a realidade nua e crua de um país e do seu povo, de forma dura, histórias que impressionam, que nos tocam, provocando várias sensações em quem lê, é impossível ficarmos indiferentes às suas narrativas.
Num registo um pouco diferente, mais directo, Yasmina Khadra no seu livro Que Esperam os Macacos, consegue transmitir-nos uma mensagem do que se passa na Argélia, sem palavreados, nesta narrativa o autor tece duras criticas sobre um país que permite a corrupção, obriga-nos a pensar, a questionar sobre os valores desta sociedade.
Começa com um crime macabro, o corpo de uma jovem foi encontrado mutilado numa floresta perto de Argel. A responsável pela investigação é uma mulher, a comissária Nora Bial, num país que não vê com bons olhos o sexo feminino à frente de cargos de chefia, em especial os machistas, onde a sociedade não evoluiu, onde os mesmos costumes se mantém há décadas.
Por essa razão Nora vai ter entraves na investigação, mas outra razão superior se sobrepõe, a corrupção, pessoas que tem altos cargos escondem o pior delas, usam o poder para praticarem actos bárbaros, saindo impunes na maioria das vezes, pois sabem que tem influencia, quer sejam policias, quer os políticos que governam o pais, até a própria imprensa, todos julgam estar acima da lei, andam por ambientes de drogas, de sexo, mas tudo é abafado através do dinheiro e da chantagem.
É essa corrupção que trava a investigação, pois incomoda que se descubra quem está por detrás, e por isso quanto mais se aproxima da verdade, mais afastada e impedida é de prosseguir, não estão interessados em que Nora avance e descubra o assassino.
Com esta narrativa o autor traça um retrato sombrio deste país, faz-nos reflectir, através deste enredo intrigante, forte, duro, com uma investigação cheia de surpresas, com personagens marcantes, e um final inesperado, tudo isso faz-nos perceber o porque do titulo do livro Que Esperam os Macacos, faz sentido o que o autor quis passar ao leitor. Mais um livro seu que gostei bastante.


0 comentários: