13/07/2015

Segredos Obscuros, de Hjorth & Rosenfeldt (opinião)



Opinião:
A Suma começou aguçar a curiosidade dos leitores na sua página do Facebook, com imagens e pequenas frases enigmáticas, pertinentes, depois adensou o mistério ainda mais, com cartas cujo conteúdo tinha uma folha com imagens da suposta capa do livro, claro que fiquei super curiosa, queria muito ler, sendo ainda para mais um policial nórdico, sou fã do género. 
Segredos Obscuros, de Hjorth &  Rosenfeldt é o primeiro livro desta dupla sueca, da série com Sebastian Bergman, um psicólogo, que trabalhou para a policia como profiler, um personagem que tenta lidar com os fantasmas do seu passado.
Os autores conseguem criar suspense logo no inicio do livro com excertos daquele que pensa em si como "o homem que não é um assassino" e que fala sobre o crime cometido, depois pela própria investigação na descoberta do homicida, e ainda em torno do psicólogo profiler Sebastian, um personagem enigmático, peculiar que se ama ou odeia, pela sua maneira de ser, de agir.
Um jovem de dezasseis anos desaparece, Roger Eriksson, quando a policia o encontra vê que foi brutalmente assassinado, trata-se de um crime macabro, pois o assassino não se limitou a matar, profanou o cadáver tirando-lhe o coração.
O Departamento de Investigação Criminal de Västerås, pede ajuda a uma equipa liderada por Torkel, que ficam encarregues da investigação, por mero acaso cruzam-se com Sebastian Bergman, afastado da policia, mas que por motivos pessoais se encontra nesta cidade, Torkel sabe que ele pode ser um membro fulcral para ajudar, como profiler pode chegar à mente de um assassino, e levar toda a equipa na direcção certa até à resolução do crime.
Num todo a investigação não se apresenta nada fácil, ninguém está disposto a facilitar a policia na descoberta do criminoso, pois encobrem segredos que não querem ver revelados, muita coisa não bate certo, faltam muitas peças por encaixar. Depois lidar com Sebastian é dificil para os outros membros da equipa, é arrogante, mal educado com os colegas, obcecado por mulheres que o seduzam, alguém que não querem por perto.
Mas equipa acaba por ir "suportando" a sua presença, concentram-se nos interrogatórios que fazem a vários suspeitos, pessoas que lidavam de perto com o jovem, que são muito poucas, pois Roger não tinha praticamente amigos. Estes interrogatórios são cruciais, pois é uma forma de analisar a vida do rapaz, assim como daqueles que de alguma maneira tiveram contacto com ele.  
Em resumo Segredos Obscuros, apresenta-se como um thriller de enredo complexo, pautado de alguma tensão, com personagens obscuros, que escondem e encobrem segredos, mas por isso mesmo despertam a curiosidade de quem está a ler, pois queremos tentar descortinar quem é o assassino, com um desfecho que ainda consegue surpreender-nos com as reviravoltas que dá.  
Gostei bastante, recomendo sem dúvida, fico aguardar com expectativa mais livros desta série, com este protagonista que tanto me intrigou.

(Ler este livro recordou-me outro personagem muito peculiar da série Wallander, do autor Henning Mankell de quem sou fã). 


0 comentários: