13/07/2015

Um Anjo Impuro, de Henning Mankell (opinião)



Opinião:
Sou fã deste autor, quer leia policiais ou romances, não me desilude, sei também que escreve livros infantis, peças de teatro, um autor multifacetado.
Henning Mankell baseou-se numa história real para escrever Um Anjo Impuro, e também na sua vivência em África, nomeadamente em Moçambique onde vive uma parte do seu tempo.
A acção deste livro decorre entre o fim do século XIX e o inicio do século XX, tem como protagonista uma jovem mulher sueca, Hanna Lundmark, que vive com a mãe e os irmãos, numa extrema pobreza, sendo obrigada a procurar trabalho acaba por embarcar como cozinheira num barco transatlântico, sofrendo um dissabor a bordo do mesmo, o que faz com que numa paragem em Lourenço Marques, fuja e se esconda num hotel, descobrindo que afinal se trata de um bordel de mulheres negras, é aqui que começa a sua verdadeira odisseia.
Hanna encontra-se perante um clima e uma cultura que não podia ser o mais oposto e diferente do meio onde cresceu, vai ter de se adaptar ou fugir de novo, mas ela quer dar um novo rumo à sua vida, será este lugar o indicado para o fazer? É neste lugar longínquo que a sua vida vai mudar completamente, como nunca imaginou, onde em determinada altura terá apenas como companhia um macaco muito peculiar, que a ajuda nas horas de solidão.
O que vê neste país deixa-a incrédula, as diferenças entre os brancos e os negros são abismais, mas para ela não há a questão de cor da pele, por isso torna-se emocionante seguir as aventuras desta jovem mulher, que mesmo ensombrada pela morte que a persegue, demonstra possuir uma determinação enorme e força de vontade em combater os opressores em prol dos oprimidos, mas será que sozinha consegue ajudar ou que a aceitem? O ódio está tão enraizado neste lugar...
O autor soube retratar a época do colonialismo e dos seus efeitos, que desencadeou o racismo, a escravatura, construindo um romance comovente e instigante, quer pelos personagens quer pelo ambiente, os cenários que descreve de um país único, com os seus costumes, transportando-nos para lá de uma forma hábil.
Um romance muito bem escrito, que desperta diversos sentimentos, uma história que tem tanto de belo como de cruel, mostra o melhor e o pior do ser humano, é admirável como é que um autor consegue agarrar num pedaço pequeno de uma história real e transformar numa narrativa maravilhosa que me fascinou, ainda mais por saber que no fundo pode ter existido alguém tão especial como a protagonista Hanna, e claro para terminar da melhor maneira deu-lhe um final inesperado. Gostei imenso. Recomendo sem dúvida a leitura desta narrativa. 

“A morte é como uma névoa, uma névoa que vai envolvendo aos poucos aqueles que partem”.

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Para mais informações sobre o livro Um Anjo Impuro

0 comentários: