04/08/2015

Dicionário Sentimental de Futebol, de Rui Miguel Tovar, a 8 de agosto nas livrarias

Titulo: Dicionário Sentimental de Futebol
Autor: Rui Miguel Tovar
Género: Não-ficção; Desporto
N.º de páginas: 248
Data de lançamento: 8 de agosto
PVP: 15,50€

Para os amantes de futebol fartos de futebolês.
 
O jogador argentino que insultou Jorge Coroado; a lenda que treinou o Sporting num único jogo do campeonato; o célebre pontapé de moinho do homem que gostava de coisas bonitas; o primeiro guarda-redes a usar luvas em Portugal; o melhor marcador do campenonato que não foi ao Mundial do México e muitas outras histórias deliciosas do mundo do futebol.

Ao contrário da generalidade das publicações desta área, trata-se de um livro para todos os clubes — apenas para o amante de futebol desejoso de fixar e recordar aquilo que há de maravilhoso no seu desporto favorito.

De A a Z, momentos, figuras, desgraças, glórias, recordações de um mundo que o futebolês não pode estragar. Sempre numa linguagem elevada, nobre, sem ceder à facilidade.

Um dicionário sobre chuteiras (saudades das chuteiras pretas com listas brancas), equipamentos sem floreados, os golos a pedalar de Hugo Sánchez, os grandes penteados (Valderrama, Higuita, Travassos), o tempo em que os futebolistas usavam bigode, os calções brancos de Nené, os grandes jogadores inesquecíveis, o autogolo mais rápido de sempre (Venâncio, aos 25 segundos) – tudo o que sempre quis saber sobre futebol, as suas curiosidades, as estrelas inolvidáveis e os momentos especiais. Tudo o que faz do futebol uma arte.

www.quetzal.blogs.sapo.pt

Rui Miguel Tovar (n. 1977) foi jornalista do Record, onde assinou alguns dos melhores textos de sempre sobre futebol. Memória prodigiosa, erudição superior, humor permanente, escreve para o jornal i e colabora num dos programas da RTP sobre futebol. É filho do jornalista Rui Tovar. Livros anteriores: 101 Cromos da Bola; As Mais Incríveis Histórias das Maiores Figuras do Futebol Português; Almanaque do Benfica; 366 Histórias de Futebol; Almanaque do FC Porto; Almanaque do Sporting; Almanaque da Seleção Nacional; Almanaque do Euro 2004.


0 comentários: