13/09/2015

Despenteando Parágrafos, de Onésimo Teotónio Almeida, nas livrarias a 18 de setembro


Título: Despenteando Parágrafos
Autor: Onésimo Teotónio Almeida
Género: Ensaio
N.º de páginas: 392
Data de lançamento: 18 de setembro
PVP: 18,80€

Observação bem-humorada e provocadora da realidade cultural portuguesa.

Onésimo Teotónio Almeida, ou apenas Onésimo, é tão conhecido pelo seu nome invulgar, como pela erudição temperada com um sentido de humor raramente encontrado nos círculos académicos. Neste conjunto de polémicas suaves, o leitor desprevenido poderá ter alguma dificuldade em acompanhar o andamento intelectual do professor Onésimo, mas com a certeza de que o estilo, a graça e o rigor são abundantemente servidos em doses equilibradas.

Comentários e reflexões suscitados pelas polémicas de Camilo, o humor de Eça, o determinismo geográfico de Miguel Torga, a pobre tradição filosófica portuguesa ou a América vista por Natália Correia, surgem neste livro que desrespeita o velho hábito português de se discutir pessoas em vez de ideias.

«O que falta, todavia, no nosso prato da balança, quando nos comparamos com outras tradições culturais, é o debate de ideias desinibido e centrado sobretudo na argumentação e no avanço do entendimento das questões em causa, que a nossa tradicional tendência fácil para resvalar na polémica agressiva e insultuosa não tem deixado florescer. Ficamos assim culturalmente limitados nessa nossa quase incapacidade de manter, por escrito e em público, um diálogo civilizado sobre questões, quer de fundo, quer de relativo interesse teórico ou prático, na literatura, na filosofia, na política e em tantas outras áreas.»

Sobre o autor:
Onésimo Teotónio Almeida (São Miguel, Açores, 1946) estudou no Seminário de Angra do Heroísmo e na Universidade Católica de Lisboa. Desde 1972 nos Estados Unidos, fez mestrado e doutoramento em Filosofia na Universidade Brown, onde é catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros (foi director durante doze anos) e no Wayland Collegium for Liberal Learning Renaissance and Early Modern Studies, leccionando cursos interdisciplinares sobre valores e história cultural e das ideias. Na sua vasta bibliografia há estudos sobre literatura portuguesa e americana, filosofia, emigração e história das ideias. É doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro. 

0 comentários: