15/09/2015

Uma Obsessão Indecente, de Colleen McCullough



Opinião:
Apesar de ainda ter lido poucos livros da autora Colleen McCullough, sou fã, em especial dos seus romances épicos, que são espectaculares.
Uma Obsessão Indecente, é um livro diferente daqueles que li da autora, foca os traumas do após-guerra, (Segunda Guerra Mundial), a maior parte do enredo é passado numa enfermaria, de uma unidade de psiquiatria de um hospital militar, onde se encontram cinco soldados todos eles marcados profundamente pelos anos passados na guerra.
A enfermeira responsável por essa ala, e que cuida deles é Honour Langtry, uma personagem que ficou muito aquém das personagens femininas fortes que a autora normalmente cria nos seus livros, apesar de todos os pacientes se sentirem atraídos de alguma forma por Honour, pela forma como cuida deles, com preocupação e muito profissionalismo, ainda assim não foi aquela personagem que me cativasse.
Confesso que me custou a entrar na história durante  a primeira metade do livro, e não conseguia criar empatia por nenhum dos personagens, mas a meio da história com a chegada de um novo paciente, que vem perturbar a dinâmica deste pequeno grupo, a narrativa dá uma reviravolta, trata-se de Michael Wilson, herói condecorado, alguém que aparentemente não apresenta sintomas de traumas, alguém que encobre e guarda segredos do seu passado, que não se quer destacar, que se retrai na presença da enfermeira Langtry. 
É precisamente com a chegada deste personagem que a segunda metade do livro se torna muito mais interessante, pois alguns acontecimentos mudam a rotina na enfermaria, e até mesmo quando retomam a sua vida fora da mesma, pois Michael Wilson faz despoletar emoções e sentimentos como o amor, o ciúme, o ódio, a obsessão, a violência, o que poderá terminar em tragédia.
Não é uma leitura fácil, pois os personagens são complexos, o enredo é envolto num clima tenso, que explora a complexidade da mente e do comportamento humano, os seus limites, os traumas do após-guerra e sobreviver aos mesmos, uma narrativa diferente, com um final que surpreende. Gostei e recomendo os livros desta autora.


0 comentários: