28/10/2015

Aconteceu no Verão, de Beatriz Williams (opinião)



Opinião:
Aconteceu no Verão, leva-nos aos Estados Unidos aos anos 30, a narrativa começa por nos dar a conhecer amizade de duas amigas na faculdade, Lily Dane e Budgie Byrne, duas jovens que são o oposto uma da outra, enquanto Lily é recatada, discreta, Budgie é completamente extrovertida, gosta de dar nas vistas, de ser o centro das atenções. 
Narrado pela a protagonista Lily Dane, o leitor é levado através de capítulos intercalados do ano de 1931 ao ano de 1938, o que torna o desenrolar desta narrativa numa leitura compulsiva, porque a autora soube agarrar o leitor ao desvendar lentamente segredos de um passado não muito distante.
Budgie namora com Graham Pendleton, jogador de basebol, e apresentam Nick Greenwald a Lily, que acabam por se apaixonar, ambos vão viver um amor breve, conturbado mas intenso.
Mas passados seis anos tudo mudou, descobrimos que quem casou com Nick foi Budgie, e estão de regresso a Seaview, a estância balnear onde todos os anos as famílias passam o Verão, e claro Lily também se encontra no local. O Verão de 1938 vai ser diferente de todos os outros, vai ser um verão de reencontros e de revelações intrigantes.
E de uma forma delicada mas completamente envolvente, a autora vai nos desvendando o que aconteceu, os segredos que estão por detrás desta separação, o mistério em torno dos personagens, o que nos leva a passar rapidamente as páginas. Se por um lado se sente empatia por Lily, teve alturas que me apeteceu abaná-la, pela sua bondade e demasiada compreensão pelos acontecimentos ocorridos.
Com uma escrita fluída, a história desenvolve-se num ritmo rápido, os detalhes desses segredos revelados dão-nos a percepção de que afinal nada é o que parece, aguçando-nos a curiosidade para tentarmos descobrir o que realmente o aconteceu, que verdades é que foram encobertas através de mentiras tão convenientes.
A autora soube sem dúvida retratar bastante bem esta época através deste romance tão cativante, em que a sociedade era minada de preconceitos. Repleto de emoções, é sobre a amizade, o amor proibido, traição, separação, sendo o seu final algo intenso, torna-se por isso numa leitura irresistível que prende o leitor do principio ao fim. Gostei muito.


0 comentários: