14/10/2015

Novo livro de José Manuel Félix Ribeiro



Titulo: EUA versus China – Confronto ou Coexistência
Autor: José Manuel Félix Ribeiro
Páginas: 216
PVP: 17,00 €
Não Ficção/Economia
Nas livrarias a 21 de Outubro
Guerra e Paz Editores

Sinopse
A globalização colocou os EUA no vértice de um triângulo que envolveu a Ásia e as economias petrolíferas do golfo Pérsico.
De 1979 a 1989, os EUA geriram a rivalidade que culminou com a implosão da URSS, surgindo a nova China que hoje conhecemos. O fim da Guerra Fria pôs os EUA no papel de único guardião do mundo.
EUA versus China analisa as linhas de força que nos levaram à crise financeira de 2008 e a resposta da nova administração dos EUA, com a consequente e profunda mudança do exercício do poder no sistema mundial, num período em que:

        A China, com um «novo imperador», está a organizar-se para disputar aos EUA a posição de Império do Meio, com a Ásia no centro das ambições.
          O mundo muçulmano, xiitas contra sunitas, persas contra árabes, atravessa um período de guerra civil religiosa e civilizacional.
          A viabilidade do reforço da integração europeia, ocorrida como resposta à reunificação da Alemanha, é cada vez menos reconhecível.

Neste contexto, os EUA são o pilar-chave do Ocidente e será em torno deles – e não de um qualquer império eurocontinental – que se tem de organizar o futuro da globalização e da emergência de novos actores como a Índia e o regresso de velhos actores como a Rússia.

Sobre o Autor:
Nasceu em 1948, licenciou-se em Economia em 1973, pelo então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, e douto¬rou-se em Relações Internacionais pela Uni¬versidade Nova de Lisboa, em 2012.
Fez carreira na Administração Pública. Coordenou, de 1986 a 1994, a preparação de programas estruturais para o desenvolvi¬mento da Ciência e Tecnologia negociados com a Comissão Europeia e, de 1995 a 2007, no Departamento de Prospectiva e Planea¬mento do Governo português, participou nos trabalhos preparatórios de três dos Pla¬nos de Desenvolvimento co-financiados pe¬los Fundos Estruturais da União Europeia.
A sua actividade distribuiu-se pelas áreas da economia industrial, internacional, estu¬dos prospectivos e análise geopolítica.
Tem uma extensa lista de publicações e de colaborações institucionais, entre outras, des¬de 1986, com o Instituto da Defesa Nacional.
É autor de Portugal, A Economia de Uma Na¬ção Rebelde (Guerra e Paz, 2014).


0 comentários: