12/10/2015

Peregrino, de Terry Hayes (opinião)



Opinião:
Há um ano atrás uma amiga leu I Am Pilgrim, em inglês, e quando o terminou disse-me:“ tens que ler se publicarem em português, pois é muito muito bom.”
Quando a Topseller anunciou que ia publicar o livro fiquei super contente, um livro volumoso, com 655 páginas de um enredo espectacular. Obrigada Topseller pelo exemplar de avanço.
Apesar de a maior parte da acção deste livro decorrer em Bodrum, na Turquia, o autor também nos transporta pelo Afeganistão, Alemanha, América e outros países.
Em Manhattan ocorre um crime com contornos macabros, cujas as pistas foram todas apagadas, não existe um único vestígio, não conseguem obter a entidade da pessoa que foi assassinada, o caricato da situação é que este crime perpetuado é uma cópia do que consta de um livro sobre técnicas de investigação.
Como narrador temos o enigmático Peregrino, ex-agente, herói, é um espião do mais alto nível, o melhor, muito inteligente, são poucos os que sabem quem ele é, quais as suas origens, vive na sombra, tendo por companhia os fantasmas do seu passado.
Noutro local geográfico distante, temos Sarraceno, médico, também ele muito inteligente, vive escondido com uma entidade falsa, cujo paradeiro é totalmente desconhecido, alguém que não olha a meios para atingir os fins. 
E é precisamente em torno destes dois personagens únicos e especiais que esta narrativa complexa gira e nos deixa com a cabeça andar à volta, devido às muitas reviravoltas que a história dá.
São dois personagens que vivem em mundos completamente distintos, um combate o mal, o outro transporta o mal dentro de si, mas é o sentimento de vingança que o torna perigoso para o mundo, e nos mostra quando frágil é a segurança do mundo ocidental.
Peregrino tem como missão descobrir Sarraceno, e quando ocorre um crime em Bodrum, este serve de ponte para tentar encontrar o maior terrorista que se pode imaginar, mas que leva também ao culminar de uma espiral de acontecimentos surpreendentes que afinal estão interligados entre si.
Vamos assistir a um jogo do gato e do rato entre o Peregrino e Sarraceno, numa corrida contra o tempo a fim de evitar uma catástrofe, são adversários que estão à mesma altura, muito acima da média, estão sempre um passo à frente, mas como todos até os melhores tem os seus pontos fracos.
Nesta viagem alucinante o autor utilizou os chamados saltos temporais, que gosto tanto nos livros, somos transportados entre o presente e o passado dos personagens de uma maneira perfeita, que faz com que tudo se encaixe ao longo da narrativa, sem ficarem pontas soltas.
Estamos perante um thriller de espionagem, politica internacional e terrorismo, cujo o enredo  é bem estruturado, mirabolante, repleto de acção e suspense, com personagens credíveis e com cenários que não poderiam ser mais apropriados, o que faz com seja um livro fantástico, uma leitura intensa que nos enche de adrenalina, o que torna dificil parar de ler.

Peregrino vai estar à venda nas livrarias a partir do dia 26 de Outubro, leiam, tenho a certeza que vão gostar.

Pode ler mais sobre o livro aqui





0 comentários: