14/10/2015

Porto Editora - Viagem Literária chega a Évora com José Luís Peixoto e Pilar del Río até Évora

A iniciativa da Porto Editora vai passar por Évora no próximo dia 18 de outubro, com encontro marcado às 17:00, no Palácio de D. Manuel. A entrada é gratuita. 
 
Depois do sucesso da sessão de Portalegre, a primeira de três no Alentejo, a “Viagem Literária” chega a Évora com José Luís Peixoto, escritor natural do distrito vizinho de Portalegre e vencedor do Prémio José Saramago, e Pilar del Río, companheira e tradutora do Nobel português, para uma conversa moderada por João Paulo Sacadura.
O evento está agendado para 18 de outubro, às 17:00, no Palácio de D. Manuel, com entrada gratuita e limitada à capacidade da sala – as portas estarão abertas a partir das 16:30.
Na estrada desde abril, a Viagem Literária passou já por seis distritos, sempre à boleia de grandes escritores e com grande afluência de público. A passagem em Évora é a segunda paragem no Alentejo. Com o primeiro convidado não-escritor e com o escritor convidado com nova obra prestes a sair (Em teu ventre), a conversa conduzida pelo jornalista João Paulo Sacadura irá passar certamente pelas afinidades entre Pilar del Río e José Luís Peixoto – desde logo, José Saramago – por temas da atualidade, e obviamente, pelos livros e pela literatura.
Pelo meio, há ainda espaço para as questões da plateia e, no final, para as já habituais sessões de autógrafos e contacto mais direto com os escritores.
José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras.
Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar. Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha. Com Livro, venceu o prémio Libro d'Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior. As suas obras foram ainda finalistas de prémios internacionais como o Femina (França), Impac Dublin (Irlanda) ou o Portugal Telecom (Brasil). Na poesia, o livro Gaveta de Papéis recebeu o Prémio Daniel Faria e A Criança em Ruínas recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores.
Em 2012, publicou Dentro do Segredo, Uma viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens. Os seus romances estão traduzidos em mais de vinte idiomas. “Em teu ventre”, com publicação esperada no final de outubro de 2015, é o seu próximo livro.
Pilar del Río define-se a si mesma como leitora. Não fosse esta paixão, não teria conhecido José Saramago no ano de 1986. Jornalista de profissão, cidadã por militância, nasceu em Sevilha – Espanha – em 1950, tendo obtido nacionalidade portuguesa quando morreu o seu marido “para que o censo não perdesse um número”. Viaja com passaporte português, paga os seus impostos e vota em Portugal. É mãe de um filho e a mais velha de 15 irmãos. Não tem fé nas pátrias mas respeita as pessoas. Entre o politicamente correto e a transgressão, prefere a transgressão. Preside à Fundação José Saramago desde a sua instituição em 2007 por nomeação direta do Fundador. Milita no “mandato Saramago” por convicção e devoção.
Até setembro de 2016, esta iniciativa vai percorrer mais 9 capitais de distrito e as duas capitais das Regiões Autónomas, levando os escritores ao encontro dos seus leitores, contribuindo para a descentralização e democratização do acesso à cultura. Em cada cidade estarão à conversa dois escritores, com moderação do jornalista João Paulo Sacadura. Os espaços em que decorrerão as sessões serão, preferencialmente, os teatros municipais, por forma a permitir a participação de centenas de leitores, e os bilhetes serão gratuitos.

A “Viagem Literária” tem espaços próprios de contacto com o grande público: no site da Porto Editora, no Facebook e no Instagram.

0 comentários: