09/11/2015

Cinema da Independência fecha série «Angola - O Nascimento de Uma Nação»



Angola – O Nascimento de Uma Nação (Vol. III) – O Cinema da Independência
Coordenação de Maria do Carmo Piçarra | Jorge António
Páginas: 204 
PVP: 16,00 €
Não Ficção/Cinema
Nas livrarias a 11 de Novembro
Guerra e Paz

Sinopse
É uma «cinematografia de urgência», a que fixa o nascimento de Angola. En­quanto núcleos pioneiros – Promocine, TPA e equipa Ano Zero – dão forma­ção em cinema, as principais linhas de solidariedade internacional a traduzir­-se em colaborações cinematográficas são as mantidas com Cuba e o Partido Comunista Francês. Ruy Duarte cres­ce, entretanto, como realizador através de um cinema da palavra, buscando uma «linha de equilíbrio» entre dois dinamismos, o de um tempo mumuíla num presente angolano.
Sucede-se um longo impasse, pro­vocado pela guerra e falta de recursos. A revitalização que se vai vivendo em certos momentos não basta para sus­tentar o presente desta cinematografia, de costas voltadas para a emergente produção amadora do «cinema da poei­ra» que sonha com uma Angollywood. Cinema angolano – um passado com o futuro sempre adiado?

Sobre os autores
Maria do Carmo Piçarra -Doutorada em Ciências da Comunicação, Maria do Carmo Piçarra é pós-doutoranda no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), na Universidade do Minho, e no Centre for Film Aesthetics and Cultures (CFAC), da Universidade de Reading. Para a sua investigação pós-doutoral, sobre representações coloniais no cinema, é bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (BPD/93217/2013), condição de que beneficiou para a investigação e publicação do ensaio que aqui se publica e coordenação deste volume. Investigadora integrada no Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no CECS, além de professora externa convidada no ISCTE-IUL, as suas publicações incidem sobre propaganda e censura ao cinema, cinema militante e outros cinemas. É jornalista, crítica e programadora de cinema.

Jorge António nasceu em Lisboa, a 8 de Junho de 1966. Cedo se dedicou ao cinema, desenvolvendo uma actividade cine-clubista e realizando filmes amadores em Super 8. Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, especializou-se na área de Produção (1988). Tem colaborado com as principais produtoras portuguesas em dezenas de produções audiovisuais. Participa em Portugal e no estrangeiro em encontros, conferências, festivais, workshops e fomenta e colabora na edição de livros e revistas de cinema. Em Angola é, desde 1995, produtor da Companhia de Dança Contemporânea, com espectáculos em inúmeras cidades em países de África, Ásia, América, Europa. Foi consultor do Instituto Angolano de Cinema e membro fundador do FIC – Festival de Cinema de Luanda (2008). Em 1991 estreou-se como realizador com a curta O Funeral, prémio para Melhor 1.ª Obra no Festival do Algarve e em 1992 filma O Miradouro da Lua, sua 1.ª longa metragem e 1.ª co-produção oficial entre Portugal e Angola.




0 comentários: