05/11/2015

Livros do Brasil - Albert Camus - "A Queda"

Título: A Queda
Autor: Albert Camus
Tradutor
: José Terra
N.º de Páginas: 88
PVP: 11,00 €

O regresso do derradeiro romance de Albert Camus

A primeira edição de A Queda na Livros do Brasil data de 1957, ano em que Camus recebeu o Nobel da Literatura.
 
A 12 de novembro regressa às livrarias.
A Queda foi o último livro de ficção publicado em vida por Albert Camus, um ano antes de o autor ser distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, em 1957. Nesse mesmo ano, o romance teria a sua
publicação em Portugal pela Livros do Brasil, com tradução de José Terra que agora recuperamos, numa nova edição que chega dia 12 de novembro às livrarias. Narrativa mordaz, de uma ironia brilhante, A Queda descreve uma viagem de decadência até às mais obscuras infâmias do homem moderno, tendo sido considerada por Jean-Paul Sarte «talvez a mais bela e menos compreendida» obra de Camus.
Na coleção Dois Mundos da Livros do Brasil foi também já lançada em julho uma nova edição de O Estrangeiro, do mesmo autor.

Sinopse
Num bar de marinheiros em Amesterdão, um homem que se apresenta como juiz-penitente enceta conversa com um desconhecido. Entre copos de genebra e deambulações pelas ruas daquela cidade de canais concêntricos, a fazer lembrar os círculos do inferno, recorda a sua vida passada como respeitável advogado parisiense, insuperável na defesa de causas nobres e nas conquistas amorosas. Mas à medida que a confissão se desenrola as ambiguidades acumulam-se, os motivos ocultos revelam-se, os triunfos desabam.

O Autor
Albert Camus nasceu em Mondovi, na Argélia, a 7 de novembro de 1913. Licenciado em Filosofia, participou na Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e foi então um dos fundadores do jornal de esquerda Combat. Em 1957 foi consagrado com o Prémio Nobel da Literatura, pelo
conjunto de uma obra que o afirmou como um dos grandes pensadores do século xx. Dos seus títulos ensaísticos destacam-se O Mito de Sísifo (1942) e O Homem Revoltado (1951); na ficção, são incontornáveis O Estrangeiro (1942), A Peste (1947) e A Queda (1956). A 4 de janeiro de 1960, Camus morreu num acidente de viação perto de Sens. Na sua mala levava inacabado o manuscrito de O Primeiro Homem, texto autobiográfico que viria a ser publicado em 1994.

0 comentários: