01/12/2015

Booksmile - José Jorge Letria no catálogo na Booksmile com três reedições

 

É com enorme satisfação que a Booksmile passa a contar no seu catálogo com José Jorge Letria, um dos autores mais premiados e com maior destaque no género infantojuvenil em Portugal. A estreia faz-se com a reedição de três títulos – O Hospital das Letras, A Casa da Poesia e Ler doce Ler, estes dois últimos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

Cada livro tem a sua magia, lendas, contos ou histórias. Cada leitor tem uma maneira própria de os interpretar, viajando e sonhando através das suas páginas. Ler doce Ler é dedicado aos livros e à leitura. Ao lê-lo, ficarás a saber mais sobre os segredos que os livros escondem e sobre a sua principal missão: despertar o gosto pela leitura.
«Os livros são casas
com meninos dentro
e gostam de os ouvir rir,
de os ver sonhar
e de abrir de par em par
as paisagens e as imagens,
para eles, lendo, poderem sonhar.»

Sabias que a poesia também tem uma casa? Não é bem igual à tua, mas é igualmente acolhedora e simpática. Em A Casa da Poesia, encontras versos que podem ou não rimar, que podem fazer rir ou chorar, com diversos sons e de muitas cores. Estás pronto para abrir a porta?
«A poesia tem uma casa
que não aparece nos jornais,
talvez por iguais a ela
não existirem muitas mais.
É uma casa hospitaleira
onde o sono é fantasia
e cada poema guarda
a sua própria melodia.»

O Hospital das Letras é muito especial É um hospital aonde as letras vão sempre que estão doentes. Mas estas letras também são especiais: cada letra tem uma doença diferente… E todo o abecedário é uma viagem pelo corpo humano: desde o A, que, de tantos ataques de Asma, qualquer Angina o incomoda, passando pelo B, que tem gatinhos a miar dentro do peito sempre que é fustigado por uma Bronquite, até à menina Z, que já tem manchas vermelhas espalhadas pela pele da Zona que a incomoda. 
Autor de uma vasta obra literária que começou a ser publicada em livro em 1973, José Jorge Letria, nascido em 1951, é um dos mais destacados criadores de livros para crianças e jovens em Portugal, com numerosos prémios recebidos.
Traduzido para mais de dez idiomas, recebeu dois Grandes Prémios da Associação Portuguesa de Escritores, dois prémios Eça de Queirós-Município de Lisboa, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Nacional «O Ambiente na Literatura Infantil» (três vezes), o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e ainda o Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil (Brasil).
É presidente da Direção e do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores, presidente do Comité Europeu da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores e membro da Direção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e do Comité Executivo do Writers and Directors Worldwide. 



0 comentários: