19/01/2016

Novidades Guerra & Paz

Título: Enquanto a Palavra «Morte» Não Couber na Nossa Boca – O Livro Aberto do Coração
Autor: José Jorge Letria
N.º de Páginas: 128
PVP: 14,00 €
Género: Não Ficção/Memórias
Nas livrarias a 20 de Janeiro
Guerra e Paz Editores | SPAutores

Sinopse:
O coração já atraiçoou duas vezes José Jorge Letria. Com um intervalo de treze anos, o autor viveu duas experiências dramáticas: a vida fugia-lhe. Quis, na melhor tradição literária, deixar registo escrito desse momento em que tudo deixa de ter importância – o quotidiano, a conta bancária, as reuniões, o trabalho – e em que um homem, numa cama dos cuidados in­tensivos, se interroga sobre a sua existência e até sobre o sentido da vida. São dois depoimentos separados por treze anos. Une-os o apego à vida, uma combativida­de sem tréguas de um corpo e de uma mente que se recusam a desistir e que querem continuar a sonhar, a desejar, a viver. Eis o olhar intenso e sem mácula de quem está no combate pleno.

Sobre o autor:
É ficcionista, mas também jornalista, poeta, dramaturgo, nasceu em Cascais, em 1951. Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas e foi premiado em Por­tugal e no estrangeiro, destacando-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Interna­cional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz--Município de Lisboa e o Prémio da Asso­ciação Paulista de Críticos de Arte.
O essencial da sua obra poética encon­tra-se condensado nos dois volumes da anto­logia O Fantasma da Obra. Ao lado de nomes como José Afonso e Adriano Correia de Oli­veira, foi um dos mais destacados cantores políticos portugueses, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade. Mestre em Relações Internacionais e doutorando em Ciências da Comunicação, é presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e do Comité Europeu de Sociedades de Autores.
Em 2014, publicou, na Guerra e Paz, o seu mais recente romance, A Volta ao Medo em 80 Dias. Em 2015, publicou A Vida segun­do Goya, uma conversa com o seu cão, Goya, não por acaso um cão sem pressa.
 


Título: Álvaro Cassuto: Maestro sem Fronteiras
Diálogo com José Jorge Letria
N.º de Páginas: 160
PVP: 13,99 €
Género: Não Ficção/Biografia
Nas livrarias a 20 de Janeiro
Guerra e Paz Editores | o fio da memória

Sinopse:
Com uma carreira plena de consagrações e uma consistente obra discográfica, Álvaro Cassuto é o mais internacional dos maestros portugueses. Nesta conversa com José Jorge Letria, o maestro recupera os momentos-chave da sua vida, entre eles a decisão de deixar Portugal para abraçar, em Nova Iorque, aquela que era, afinal, a sua grande vocação: a direcção de orquestra.
Já de regresso ao País, nas últimas décadas, Álvaro Cassuto desenvolveu com a Naxos um trabalho pioneiro na gravação e divulgação internacional dos grandes compositores portugueses contemporâneos, evitando que caíssem no esquecimento, mas sobretudo dando a conhecer ao mundo esse reportório, até então em grande parte desconhecido.

Sobre o autor:
Cedo se iniciou na música, começando a tocar piano e violino aos cinco anos. Nascido no Porto, foi em Lisboa que o discípulo de Lopes-Graça e Joly Braga Santos cursou Direito e sonhou com a carreira diplomática, mas a magia da batuta falou mais alto. Pouco tempo depois de terminar o curso de Direcção de Orquestra em Viena, o maestro e compositor rumou aos Estados Unidos, onde viria a consolidar a carreira. Professor, director musical e chefe de orquestra, Álvaro Cassuto dirigiu orquestras em Portugal e além-mar, e foi ao seu país que regressou, em definitivo e sem remorsos, nos anos 80, deixando para trás a América e um prestígio internacional que a História não apagará.

Sobre a colecção:
É uma colecção que tem vindo a preservar um património cultural precioso: a vida e obra de grandes personalidades das artes e da cultura em Portugal relatadas em entrevistas a José Jorge Letria.
Foram já publicadas entrevistas com Urbano Tavares Rodrigues, Eduardo Lourenço, Cruzeiro Seixas, João Abel Manta, José-Augusto França, António Victorino d’Almeida, Isabel do Carmo, José de Guimarães, José Tengarrinha e Teresa Rita Lopes.
Sob a batuta do Maestro Álvaro Cassuto, o fio da memória inaugura o programa de edições para 2016 com o seu 11.º título.

0 comentários: