15/02/2016

Amemo-nos Uns aos Outros, de Catherine Clément (opinião)



Opinião:
Gosto de histórias passadas em tempos de guerra, revoluções, não resisto a ler sempre que tenho oportunidade livros baseados nessas épocas que marcaram e tem tanto para contar. Desta autora li há alguns anos A Valsa Inacabada, O Último Encontro.
 
Amemo-nos uns aos outros, conta-nos o que aconteceu em França no período de 1871, quando se deu a revolução que ficou conhecida no mundo pela Comuna de Paris, organizada pela classe operária, pequena burguesia, republicanos, um grupo heterogéneo de revolucionários, mas nem todos eram franceses aqueles que se rebelaram conta o domínio de Napoleão, viveram-se dias trágicos, e sangrentos nas ruas. 
A autora apresenta-nos uma panóplia de personagens, pessoas que tinham ideais de vida e que lutavam para ser livres. Pessoas que não se conformavam em viver segundo o regime de uma ditadura. São mencionadas personalidades históricas como Karl Marx, Victor Hugo ou Louise Michel. Mas devido ao vasto leque de personagens ficcionais, fez com que de inicio ficasse um pouco confusa, perdida na narrativa.
O protagonista e narrador principal, é um jovem, Abel Gornick, cuja origem é ucraniana, juntamente com o amigo Leo Frankel, de origem húngara, partilhavam opiniões diferentes, mas nada impediu a sua amizade e lealdade, e apesar de não serem franceses participaram de forma activa nessa revolução que encheu a ruas de pessoas em que muitos perderam a vida, incluindo amigos de ambos.
Achei a segunda parte do livro muito mais interessante, no seu desenvolvimento quer a nível da história, quer a nível dos personagens, através das memórias de Élisabeth Dmitrieff e de Léo Frankel e em especial do ponto de vista de Abel, que demonstra os sentimentos que nutre pelos amigos, na sua preocupação constante, e por incrível que pareça, o facto de que mesmo no meio da tragédia ainda havia lugar para o amor, a amizade, os sonhos, as esperanças. No fim de toda a turbulência a autora conta-nos ainda o rumo de cada um destes personagens principais, cada qual seguindo o seu caminho,vivendo por várias cidades de países diferentes.
Amemo-nos uns aos outros, é um livro que nos dá uma visão sobre uma página marcante e sangrenta da história de França, em que autora soube contar com realismo, de forma directa, mas cativante, todo o ambiente vivido pela Comuna de Paris.  



0 comentários: