23/03/2016

Tim, de Colleen McCullough



Opinião:
Sou fã desta grande autora australiana, aliás uma das minhas favoritas, desde que li "O Toque de Midas", um livro inesquecível.
Tim o romance de estreia da autora, era um livro que queria muito ler mas não conseguia encontrar, ainda bem que a Bertrand começou a publicar Colleen McCullough, espero assim conseguir todos os seus livros pouco a pouco.
Neste romance temos duas personagens que não podiam ser mais distintas e o oposto uma da outra, Mary Horton, de quarenta e três anos, solteira, inteligente, vive para o trabalho, rígida com ela própria não tem família nem amigos.
Tim Melville, tem vinte cinco anos, vive com os pais, trabalha na construção civil, é lindo, sofre de uma deficiência mental, pensa e age como uma criança.
E o acaso quer que ambos se cruzem, e contra tudo o que se possa imaginar nasce uma amizade entre os dois, uma empatia que os liga de uma forma que só um amor altruísta e incondicional o faz.
A vida de ambos vai alterar-se, e através destes dois personagens tiramos uma excelente lição de vida, em como podemos aprender uns com os outros apesar das diferenças, o que prova no fundo que todos somos iguais. Tim beneficia muito com a amizade de Mary, desenvolve faculdades que tem dentro dele, mas em igual medida Mary aprende com Tim a gostar das pequenas coisas que nos dão prazer na vida, como apreciar a natureza, aprende a ser feliz, pois Tim consegue trazer ao de cima o melhor de Mary e ambos aprendem um com o outro. Não deixa de ser uma amizade que é incompreendida pelos os outros devido aos preconceitos tão enraizados na sociedade.
Este romance é maravilhoso em vários aspectos, a amizade que une duas pessoas, as paisagens que descreve, mas em especial os personagens por quem sentimos enorme empatia, pelo que sentem um pelo outro, é certo que aborda um tema delicado, mas a forma como a autora o escreveu e desenvolveu torna-se fascinante, retira-nos qualquer preconceito ou valores pré-concebidos que possamos ter acerca de pessoas diferentes, apoiamos, faz-nos quebrar tabus.
É uma história que flui tranquilamente por si só através da escrita da autora, absorve-nos de tal forma que quando damos por nós estamos no final do livro. Um romance simplesmente delicioso, emocionante, que me fez sorrir, recomendo sem dúvida alguma a sua leitura pois é um livro ao qual não ficamos indiferentes. Gostei muito. Recomendo.


0 comentários: