17/04/2016

A Conspiração dos Tudor, de C. W. Gortner



Opinião:
A Conspiração dos Tudor é o segundo livro da série Tudor, decorre o ano de 1554 e Maria Tudor é rainha de Inglaterra, os seus inimigos estão presos na Torre de Londres.
Brendan Prescott, o amigo leal da princesa Isabel, mais uma vez tem o papel de destaque neste romance, depois das muitas reviravoltas que se deu em torno destes personagens, Isabel, Brendan e a aia Kate Stafford vivem tranquilamente afastados da corte, mas esse período é de curta duração, pois a Princesa Isabel é chamada para apresentar-se na corte de sua irmã a rainha Maria Tudor, onde ninguém está livre das desconfianças desta rainha, ninguém está seguro, para piorar está rodeada por mau conselheiros.
E quando alertam Brendan de que a princesa corre risco de vida, este parte para a corte, infiltrando-se com outro nome, para investigar uma possível conspiração contra a princesa Isabel, levando consigo como escudeiro o jovem Peregrine, um personagem muito peculiar.
Brendan vai travar um jogo mortal do gato e do rato, no qual arrisca a própria vida, precisa urgentemente de descobrir quem está por detrás de terríveis segredos que colocam em risco a vida da princesa, vai passar por momentos de grande perigo e tensão.
Mais uma vez Gortner provou que tem o dom de manter-nos imersos nos seus romances ao criar cenários claustrofóbicos, como a corte corrupta da rainha Maria Tudor, onde se desenlaça esta narrativa. Mas também cria personagens porque quem sentimos empatia, humanizando-os, dando-lhes vida. É com facilidade que o autor nos transporta para aquela época que tanto me fascina, tão cheia de intrigas e conspirações, a forma de escrever cuidada, detalhada, mas vibrante onde os personagens são credíveis, assim como os cenários, percebe-se nitidamente que o autor fez uma pesquisa apurada, onde a história e a ficção imiscuem-se na perfeição.
A Conspiração dos Tudor foi uma excelente leitura, é um romance histórico cheio de suspense, repleto de acção, quero muito ler de seguida o terceiro desta série A Vingança dos Tudor, que aguarda por mim na estante.


0 comentários: