27/06/2016

O Livro dos Baltimore, de Joël Dicker



Opinião:
Conheci o autor na FLL, é muito, mas muito simpático e de uma enorme simplicidade, o melhor de tudo é que escreve muito bem, quando li A Verdade sobre o Caso Harry Quebert, fiquei a pensar muito tempo na sua história, foi daqueles livros que adorei ler.
O Livro dos Baltimore, não é um policial como o anterior, não é a continuação, são histórias diferentes, apenas tem em comum o protagonista, trata-se de um drama que conta a história da família Goldman, ou seja, dos Goldman de Baltimore, a família próspera, e a dos Goldman de Montclair, a família de classe média, a família de Marcus Goldman, o personagem principal.
A narrativa é feita por Marcus Goldman, que conhecemos de A Verdade sobre o Caso Harry Quebert, e é feita através do espaço temporal, que gosto tanto, a história move-se para trás e para a frente no tempo, levando-nos para o passado de Marcus, para quando era criança e até à adolescência, depois na idade adulta. Foi muito bom acompanhar as peripécias de infância do Gangue dos Goldman, constituído por Marcus e dos dois primos, para Marcus foram os tempos mais felizes que teve, marcaram-no e influenciaram-no na formação da sua personalidade, do seu carácter. 
Trata-se de um romance com uma história de família inesquecível, daquelas que em pequenos sonhamos para nós, sentimos uma afinidade, uma empatia instantânea por estes personagens da família Baltimore, que no imaginário de uma criança são perfeitos, mas como é óbvio ninguém é perfeito, todos escondem segredos, todos tem as suas imperfeições.  
Sabemos desde o inicio que houve um drama, que marcou e mudou tudo, mas esse mesmo drama não nos é desvendado senão no final, o autor deixa-nos em permanente suspense com as voltas e reviravoltas que dá na história sem nunca desvendar aquilo que tanto queremos saber, mas isso não importa, pois, a forma como narra agarra-nos nas páginas do livro, é com prazer que vamos acompanhando tudo o que aconteceu nestas famílias, e se por um lado temos pressa para saber, pois a curiosidade é muita, por outro não queremos que acabe.
Mais uma vez a escrita do autor, o enredo, e os personagens envolvem-nos completamente, quem gostou do livro anterior vai ficar rendido a esta história sobre laços familiares, sobre a amizade, o amor, mentiras e traição, é um livro excelente. Recomendo.


0 comentários: