24/10/2016

Terra Abençoada, de Pearl S Buck


Opinião:
Já há algum tempo que não lia um livro desta autora,  gosto imenso, não só da forma como escreve que é irrepreensível, mas em especial porque escreve sobre uma cultura que me seduz e fascina muito. 
A autora viveu quarenta anos na China, por isso presenciou bem de perto a sua cultura, e é por isso que consegue transmitir com tanto realismo as vivências deste povo. Publicado em 1931, arrecadou o Prémio Pulitzer e a Howells Medal, a autora foi também galardoada com o Nobel da Literatura.
Referente ao livro, trata-se de uma história em torno de uma família pobre de agricultores na China no tempo do último imperador, no início do século XX, relata-nos a vida de um homem que ama a terra acima de tudo, pois sem a terra não consegue sobreviver e sustentar a família, apesar de estar sempre sujeito às intempéries delas dependia quando a terra dava os seus frutos ou não, vive com o pai a quem respeita, mas tem uma vida pejada pelas adversidades, precisa casar, escolhem por isso uma escrava que não conhece, e por quem não nutre nenhum sentimento, uma mulher que tal como todas as outras era rebaixada, pois eram consideradas seres inferiores e de menor importância para os homens. Mas esta mulher silenciosamente e na maior descrição conseguiu deixar marcas da sua pessoa no seio da família, o seu valor foi realçado sem que dessem conta disso, o quanto era necessária e o quanto fazia por todos, e não deixou de ser devido um pouco à sua astúcia que a família vingou numa terra de pobreza.
Quanto a mim este livro é muito mais do que um romance, é a história de um povo, da sua cultura, dos seus costumes e tradições, do seu respeito pelos mais velhos, de valores intemporais. É uma narrativa que impressiona e se lê num ápice pois à medida que avançamos torna-se numa leitura compulsiva, marcante, quer pela sua história, quer pelos personagens que são credíveis na época em que se inserem, não nos deixam indiferentes, uma narrativa que tanto tem de comovente, como de revoltante pela forma como aquelas pessoas sobreviviam. Gostei muito, é magnifico.
Por isso quero continuar a ler esta trilogia.



0 comentários: