03/11/2016

NOVIDADE Manuscrito: Romance histórico «Vitória» de Luísa Beltrão



LANÇAMENTO 28 NOVEMBRO 18H30, EL CORTE INGLÉS LISBOA
(restaurante piso 7)
APRESENTAÇÃO POR RITA FERRO

Título: Vitória
Subtítulo: De amor e de guerra.
Autor: Luísa Beltrão
Género: Romance
Nº de Páginas:  241 
P.V. P.:  15,90€ 
À venda a partir de: 8 novembro 2016 

Na madrugada de 4 de novembro de 1917, Andrew dava entrada no hospital de Arras. E a vida de Vitória altera-se para sempre.

Vitória chegara a França para acompanhar o marido, soldado do contingente português na Primeira Guerra Mundial, deixando para trás os filhos e a família tradicional que a moldara. Um acaso fá-la ingressar como voluntária no corpo de enfermagem de um hospital inglês e, por outro acaso, estava de serviço naquela madrugada em que Andrew chegou. Coube-lhe a missão de cuidar do soldado da cama sete, um herói de guerra, médico, celebrizado nas trincheiras por salvar vidas.
Luísa Beltrão regressa à escrita com um romance poderoso de amor e de guerra.
Pelos olhos de Vitória, vemos passar a calamidade do conflito que assolou a Europa, conhecemos a história de uma família dividida pela guerra, e através dos diálogos com Andrew questionamos o sentido da vida e das nossas expectativas. E sentimos a solidão, aquele vazio assustador que antecede a esperança.

Sobre a autora:  
Luísa Beltrão é autora premiada da tetralogia Uma História Privada, que inclui os romances Os Pioneiros, Os Impetuosos, Os Bem-Aventurados e Os Mal-Amados. Escreveu ainda muitas outras obras de literatura, biografia e ainda ensaio, entre elas Todos Vulneráveis (1999), O Desafio da Cidadania na Escola (2000), Uma Pedra no Sapato (2004), a biografia de Maria de Lourdes Pintasilgo Uma História para o Futuro (2007), O Príncipe Perfeito (2011) ou Moscas nos Olhos (2014).
Recebeu em 1996 o Prémio Máxima Revelação Literária, em 2005 o Prémio Máxima de Literatura, em 2013 o Prémio Femina de Literatura e mereceu ainda o Prémio Mulher Ativa, em 2011, pelo seu papel notável na sociedade.
Licenciada em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e profissionalizada pela Universidade Aberta, entre 1981 e 2008 foi professora de Filosofia, Psicologia, Psicossociologia e Sociologia. Desde então dedica-se exclusivamente à escrita, à família – tem sete filhos, 17 netos e uma bisneta – e ao associativismo, motivação que lhe adveio especialmente pela filha mais nova, Luísa, com deficiência intelectual. Entre 1990 e 1992 foi diretora executiva da AFID (Associação de Famílias para a Integração do Deficiente) e em 2008 fundou a associação Pais em Rede, de que é diretora executiva nacional. Conta ainda no currículo com um projeto de inovação pedagógica com alunos problemáticos (1996/98), diversas palestras e artigos sobre Literatura, História e Pedagogia.




0 comentários: