28/11/2016

Os Hóspedes, de Sarah Waters (opinião)




Opinião:
Sou fã Sarah Waters já há algum tempo, Os Hóspedes, foi mais um livro da autora que me conquistou em pleno.
O enredo decorre em Londres, no ano de 1922, conta-nos a história da queda de uma família de classe superior, que tenta recuperar-se das consequências devastadoras que a  Primeira Guerra Mundial, perderam os homens da família, sozinhas, mãe e filha para sobreviver e manter a casa, precisam de alugar quartos, uma forma de conseguirem dinheiro para as despesas diárias.
O jovem casal Barber, Lilian e Leonard, mudam-se para a casa das Wray, e é claro que a rotina de mãe e filha é de repente alterada com a chegada destes hóspedes, por mais que não queiram é impossível não se aperceberem de como é que o jovem casal coabita, pelos barulhos dos seus hábitos diários no andar de cima, e aos quais France não é indiferente.
A pouco e pouco France trava amizade com Lilian, até se aproximarem de tal forma a fazerem confidencias que não fariam com outras pessoas, e Frances sente que tem aqui a sua segunda oportunidade, solteira por opção, guarda dentro de si segredos que não consegue revelar a qualquer pessoa, vai ser a convivência entre ambas que acompanhamos na primeira parte. 
A meio do livro, a história muda com um acontecimento chocante, surpreendente, que nos atinge, pois é algo muito grave, e a partir daqui a autora desenvolve uma atmosfera intensa que nos arrebata, em que as revelações são feitas lentamente, e o leitor não sabe o que esperar do que advém a seguir, só sabe como uma escolha  pode desencadear consequências desastrosas, capazes de alterar a vida de uma ou mais pessoas. Um segredo que nos mantém em suspense, e intrigados até ao final, pois não conseguimos descortinar como é que tudo vai terminar, que verdades é que vão ser reveladas ou não, o facto é que somos surpreendidos com uma montanha russa de acontecimentos.
É por tudo isto, que este é mais um livro desta autora muito bem escrito, com um enredo que tem algo de psicológico, intrigante, de suspense, cujas personagens são muito bem construídas, pois conseguem manter o mistério entre si apesar da convivência, depois também é eximia nos detalhes sobre a época, usando de subtileza para abordar temas que eram mal vistos na altura. Neste livro Os Hóspedes, o leitor é sugado para dentro desta história, não nos apetece largar o livro, Sarah Waters tem realmente o dom da escrita. É excelente, recomendo.


0 comentários: