07/02/2017

A Criança de Fogo, de S. K. Tremayne



Opinião:
Gostei um pouco mais do livro anterior deste autor, As Gémeas do Gelo, quanto às capas acho que ambas despertam a atenção, e coadunam-se com  o ambiente inóspito, misterioso de ambos os livros. A Criança de Fogo, fez-me pensar, num outro que li há muitos anos, Rebecca de Daphne Du Maurier, não o estou a comparar, quem o leu e ler este vai entender.
Confesso que enredos com crianças, mexem sempre comigo, e isso aconteceu no livro anterior, mas neste não me senti afectada. Pela sinopse sabemos que Rachel, casa com David, que é viúvo, e tem um filho pequeno, Jamie, e que vai viver com ambos no vale de Carnhallow, na Cornualha, um lugar isolado, mas muito bonito, e tem a pretensão de ser muito feliz neste sitio, ao mesmo tempo ajudar Jamie a recuperar da perda da sua mãe, e tudo corre bem até o dia em que o pequeno Jamie, começa a comportar-se de uma forma bastante estranha que incomoda Rachel, provocando-lhe instabilidade, o que faz com que comece a tentar descobrir os segredos que esta família não quer ver desvendados.
E de inicio eu não estava a conseguir perceber onde é que o autor nos ia levar com este enredo, com esta história em torno desta família "idílica", pois consegue deixar-nos confusos, e criar dúvidas constantes na nossa mente, somos levamos a desconfiar constantemente, de tal forma que a dada altura não sabemos em quem confiar, em quem acreditar, em quem é que está a falar verdade ou a mentir, mas sentimos que algo vai ser revelado e que nos vai surpreender, e são essas reviravoltas no enredo, que faz com não se consiga parar de ler até descobrir toda a verdade, e acabamos por descobrir que afinal estávamos errados, era uma questão de se estar atento aos pequenos detalhes, eles estão lá, eu comecei a desconfiar e não estava longe de acertar.
Em suma, mais uma vez gostei da escrita deste autor, e gosto em especial dos cenários obscuros que cria, com a vertente do sobrenatural, do mistério em torno dos personagens e do ambiente que os rodeia, como o local isolado, o clima frio e sombrio à volta, dá mais suspense e deixa-nos incomodados durante a leitura, por isso quem for fã deste género literário vai gostar de certeza.

(Leitura feita em 2016)



0 comentários: