18/03/2017

O Yoga pode ajudar as crianças e adolescentes na escola, em casa e na relação com os amigos. Como? «Yoga para Ti» explica.

 A palavra «yoga» vem da palavra em sânscrito «yuj», que significa unir.

Conciliar a escola, as atividades extracurriculares, os amigos e a família não é tarefa fácil e pode ser stressante para os mais novos. E que tal experimentar fazer Yoga? Está provado que esta prática ajuda a fortalecer o corpo, a recuperar energias e a melhorar a disposição.

Em Yoga para Ti (Nascente l 64 pp, 11,99€), já nas livrarias, crianças e adolescentes vão aprender diferentes exercícios e sequências: uns para dar energia e outros para relaxar. Este guia contém também dicas simples e úteis sobre técnicas de meditação e de mindfulness, que permitem treinar a concentração.

Um guia prático e simples para crianças e adolescentes, mas que os adultos também vão querer experimentar! As crianças (pais e educadores) vão aprender a libertar o stress e a concentrar-se!

«O yoga é uma atividade que pode ajudar a melhorar a saúde física, mental e emocional. Praticar yoga implica trabalhar para unir a mente, o corpo e o espírito. Ajuda as pessoas a compreenderem como a sua saúde mental ou emocional afeta o seu corpo físico e vice-versa. No yoga, o corpo, a mente e o espírito têm a mesma importância para o bem-estar da pessoa. O yoga é divertido, relaxante e faz bem. Podes praticar sozinho ou com amigos. Até podes ir a uma aula de yoga para conhecer pessoas novas e interessantes.» - Rebecca Rissman

«O yoga ajuda-nos a relaxar e a sentir menos stress. Pode melhorar a tua disposição e dar-te mais energia. Até ficou provado que o yoga melhora o desempenho em testes académicos! Como é que uma hora de atividade consegue obter tudo isto? O segredo está nos três principais elementos do yoga: Posturas físicas; Respiração controlada; Meditação. Quando conjugados, estes três elementos são excelentes para o cérebro. Cada postura de yoga é composta por muitas ações diferentes e fazê-la corretamente requer muita concentração. Conciliar todas as sensações de uma postura difícil enquanto tentas manter a posição correta é um exercício espetacular para o cérebro.»Rebecca Rissman

Pequeno Glossário (mais completo no livro):
·         Asana: postura de yoga
·         Guru: professor
·         Yogi: praticante masculino de yoga
·         Yogini: praticante feminina de yoga
·         Sânscrito: uma língua antiga da Índia. Escreve-se da esquerda para a direita, numa escrita chamada devanágari
·         Ananda é a palavra sânscrita para bem-aventurança. No yoga, usa-se para descrever uma sensação de liberdade e felicidade absolutas
·         Meditar: libertar a mente de qualquer pensamento
·         Mindfulness: uma forma de pensar que incentiva o foco
·         Pranayama: exercícios de respiração praticados como parte do yoga
·         Postura de Montanha (Tadasana)
·         Postura de Cão a Olhar para Cima (Urdhva Mukha Svasanana)
·         Postura de Prancha Lateral (Vashistasana)
·         Postura de Gafanhoto (Salabhasana)
·         Postura de Herói (Virasana) 

Sobre a autora:​​
Rebecca Rissman tem conciliado, com sucesso, o gosto pelo ensino do Yoga com a bem-sucedida e premiada carreira como autora. A sua escrita tem sido elogiada em publicações como School Library Journal, Booklist, Creative Child Magazine Learning Magazine. Adora escrever sobre história, cultura, ciência, arte, saúde e bem-estar.


0 comentários: