25/04/2017

Luis Sepúlveda regressa ao romance com "O Fim da História"


Título: O Fim da História 
Autor: Luis Sepúlveda  
Tradutor: Helena Pitta 
Págs.: 176 
PVP: 14,40 € 

Escritor chileno apresenta novo livro na  Feira do Livro de Lisboa a 10 e 11 de junho 

Oito anos depois de A Sombra do que Fomos, Luis Sepúlveda regressa ao romance com O Fim da História, que a Porto Editora publica a 4 de maio. A 10 e 11 de junho, o escritor passará por Lisboa para se reencontrar com os leitores na Feira do Livro.  Neste novo livro, Sepúlveda oscila entre a atualidade e os anos tensos do Comunismo Soviético, procurando desmascarar os perpetradores de crimes contra a Humanidade durante a ditadura chilena de Pinochet, e denunciar a tortura do regime e a luta armada que se seguiu à morte de Salvador Allende. Recuperando o protagonista de Nome de Toureiro (Porto Editora), apresenta-nos ainda uma história de resistência, amor e perseverança deste ex-guerrilheiro, Juan Belmonte, e de Verónica, a sua companheira.

SINOPSE 
Juan Belmonte, protagonista que já conhecemos em Nome de Toureiro, vive com a sua companheira, Verónica, no extremo sul do Chile. Ambos tentam escapar à sombra do que foram: ele, um guerrilheiro feito de muitas lutas por todo o continente americano; ela, uma dos milhares de vítimas torturadas na infame Villa Grimaldi, durante a ditadura de Pinochet.  Agora, uma voz do passado faz soar um alarme que é também uma chantagem. Um grupo de mercenários acaba de partir para Santiago a fim de resgatar Miguel Krassnoff, o mais cruel dos criminosos da ditadura do país que o acolheu e, simultaneamente, herdeiro do último comandante dos Cossacos – timoneiro ideal para a criação de um estado Cossaco independente dentro da Rússia. Belmonte terá de sabotar a missão deste comando, mas também ele tem uma palavra a dizer quanto ao destino reservado a Krassnoff, o único que torturava de cara descoberta… 

O AUTOR
Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949.  Da sua vasta obra (toda ela traduzida em Portugal), destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar. Mas Mundo do Fim do Mundo, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental ou A Sombra do que Fomos (Prémio Primavera de Romance em 2009), por exemplo, conquistaram também, em todo o mundo, a admiração de milhões de leitores.  Em 2016 foi galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço.   

Obras de Luis Sepúlveda na Porto Editora: 
O Velho que Lia Romances de Amor Mundo do Fim do Mundo Nome de Toureiro Patagónia Express História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a Voar Encontrou de Amor num País em Guerra Diário de um Killer Sentimental As Rosas de Atacama A Lâmpada de Aladino A Sombra do Que Fomos Histórias Daqui e Dali Últimas Notícias do Sul História de um Gato e de um Rato que se Tornaram Amigos Palavras em Tempos de Crise História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão Uma Ideia de Felicidade (com Carlo Petrini) A Venturosa História do Usbeque Mudo História de um Cão Chamado Leal 

 

0 comentários: