12/04/2017

Porto Editora: O testemunho de uma esperança maior do que todo o mar

Título: Uma esperança mais forte do que o mar 
Autor: Melissa Fleming  
Páginas.: 240 
PVP: 16,60 €

O testemunho de uma esperança maior do que todo o mar 

Melissa Fleming, porta-voz do ACNUR, e Doaa Al Zamel estarão em Lisboa nos dias 27 e 28 de abril para apresentar livro
 

No próximo dia 20 de abril, a Porto Editora publica uma obra essencial sobre uma das maiores tragédias dos nossos dias.   
Da autoria de Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e conselheira sénior do Secretário-Geral das Nações Unidas, Uma esperança mais forte do que o mar é uma chamada de atenção para a situação dramática por que passam milhares de refugiados sírios que procuram abrigo na Europa. É também uma história extraordinária de uma jovem corajosa, Doaa Al Zamel, e da sua luta pela sobrevivência. Melissa Fleming e Doaa irão estar em Lisboa, nos próximos dias 27 e 28 de abril, para apresentar este livro.  
Esta narrativa começa nos primeiros dias da sublevação síria contra o governo de Al Assad, no “berço da revolução”, a cidade de Daara.  Com o agigantar da repressão e da violência, a família Al Zamel perde todos os seus meios de subsistência e decide viajar para o Egito. Ali, após uma temporada de relativa tranquilidade, a comunidade em que se integram começa a ser perseguida, o que motiva uma drástica decisão: Doaa quer enfrentar o Mediterrâneo para tentar viver uma nova vida na Europa, longe da guerra. Esta fuga faz-se em barcos sem quaisquer condições, iludindo as autoridades. Após quatro dias a navegar, o seu barco é criminosamente abalroado e praticamente todos os ocupantes – 500 pessoas comprimidas num espaço exíguo – morrem. 
Durante quatro dias e quatro noites, Dooa ficou à deriva numa pequena boia, protegendo duas crianças, depois de ter visto morrer quase todos os seus companheiros de travessia. No entanto, a sua esperança e a sua fé eram maiores e mais fortes do que todo o mar.   Este é um livro fundamental sobre esta crise humanitária e o testemunho de Doaa Al Zamel dá rosto à tragédia pela qual passam milhares de pessoas em busca de paz e de uma vida melhor.  

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 
Uma esperança mais forte do que o mar é apresentado no dia 27 de abril, às 18:30, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, numa sessão com a presença de Rui Marques (Plataforma de Apoio aos Refugiados) e Pedro Calado (Alto-Comissário para as Migrações).

SINOPSE 
Uma Esperança Mais Forte do que o Mar é uma chamada de atenção para a situação dramática por que passam largos milhares de refugiados sírios que procuram abrigo na Europa, tentando escapar a uma guerra que destruiu o seu país. Esta é a história extraordinária de uma jovem corajosa e da sua luta pela sobrevivência. 

EXCERTO DO PREFÁCIO DE RUI MARQUES 
Um dos nossos maiores erros quando olhamos para a «crise dos refugiados» é pensar em multidões em marcha, numa massa informe, onde só se perceciona ruído e se teme uma «invasão». Tenho para mim que essa imagem perturba a verdadeira compreensão do que quer dizer a tragédia de cada uma desta pessoas. As massas apagam as pessoas. Tiram-lhes a alma. Na verdade, deveríamos ser capazes de parar em cada uma destas pessoas, sem desviar o olhar, nem acelerar o tempo. (…) O extraordinário nesta obra de Melissa Fleming é ter captado esse ângulo essencial.

SOBRE O LIVRO 
Melissa Fleming é a porta-voz mais competente que eu encontrei em 45 anos de vida política e profissional. Mas o que este livro demonstra vai muito para além disso. Ele revela não só o conhecimento profundo do tema dos refugiados em toda a sua complexidade, a inteligência das análises e o talento literário da autora, mas também uma extraordinária sensibilidade humana, um profundo empenhamento militante numa causa tão nobre e uma total solidariedade com os que sofrem, com os mais vulneráveis dos vulneráveis neste mundo cruel. Um livro admirável duma autora que o não é menos. António Guterres

A AUTORA 
Melissa Fleming é a Diretora de Comunicação e a porta-voz do  Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Tem sido uma das vozes mais ativas no combate à indiferença, chamando a atenção para a grave crise humanitária que aflige milhões de seres humanos deslocados devido à guerra nos seus países de origem

 

0 comentários: