07/03/2018

Anatomia de um Escândalo, de Sarah Vaughan



Opinião:
A experiência da autora Sarah Vaughan, como jornalista na área da política, deu-lhe bagagem para escrever este livro.
Para quem é fã de enredos jurídicos vai gostar certamente de Anatomia de um Escândalo, eu gosto em especial do duelo entre os advogados de defesa e acusação, são sempre o ponto alto de um livro deste género literário, pelo menos para mim.

A autora escreveu um enredo em torno de um tema muito actual, assédio sexual, neste caso ocorre no meio politico, e gira em torno de uma alegada violação, cuja vitima leva a tribunal o agressor, por isso uma parte da narrativa decorre durante o julgamento, onde os advogados vão tentar provar a verdade dos factos, o que nem sempre é fácil, em especial quando alguém resolve manipular a verdade, encobrir, esconder a realidade dos factos. Este suspense que a autora mantém faz com que se queira avançar rapidamente na história. E também porque começamos a perceber que é mais do que uma acusação de assédio, pode tratar-se de uma vingança pessoal.
O que gostei mais foi a forma como nos vai guiando ao longo do enredo, como é narrado do ponto de vista de várias personagens, destacando-se três protagonistas, que vão estar envolvidos neste julgamento, fez com que a dada altura começasse a desconfiar e a perguntar-me afinal em quem é que podia confiar? quem é que estava a falar a verdade? Mas são as dúvidas, a vontade de saber a verdade, descobrir os segredos que escondem, que nos mantém presos ao livro, porque no fundo todos tem segredos que não gostariam de ver revelados.
Sou fã de enredos que tenham espaço temporal, que em capítulos alternados, nos levem ao passado das personagens, dissecando os seus segredos mais sombrios, foi o que aconteceu aqui. Depois existe uma personagem que nos faz pensar o que é que tem a ver com o que se está a passar no momento, e com as restantes personagens, qual a sua ligação? Desconfiei logo de quem se tratava, isto deve ser por já ter lido tantos policiais.   
Quanto a mim, a autora só peca mesmo no final, achei que faltou uma reviravolta que me surpreendesse, queria uma conclusão que não fosse tão obvia, sobre o que iria acontecer com os protagonistas, um desfecho menos evidente, um que me deixasse de queixo caído, tinha sido a cereja no topo do bolo. Foi um único ponto a apontar.
Anatomia de um Escândalo, tem um enredo bem construído e bem estruturado, com personagens complexas, que fazem com que o livro seja viciante, de leitura compulsiva, gostei muito, recomendo aos amantes do género.

0 comentários: