10/04/2018

A Mulher à Janela, de A. J. Finn


Opinião:
A Mulher à Janela, é daqueles livros que demora a despertar o interesse no leitor pelo menos nas primeiras cem páginas. Uma vez que a narrativa anda em volta de uma personagem feminina que não sai de casa, sofre de transtorno de agorafobia, bebe, não toma a medicação como deve ser, é desleixada na forma como se veste, as conversas que tem com o marido e a filha são estranhas, leva os dias a ver filmes clássicos, e o mais caricato nesta personagem é o facto de vigiar os vizinhos da janela de sua casa. Até aqui nada de especial, mas, voilá, o autor começa a introduzir umas reviravoltas, que nos deixam finalmente agarrados ao livro, de tal forma, que se começa a ler compulsivamente.
Algo muito inteligente da parte do autor, foi o facto de a narrativa ser feita através da Anna Fox, pois, sendo uma personagem pouco credível, confiável, devido aos problemas que apresenta, o seu ponto de vista vai criar em nós desconfianças, nunca sabemos até que ponto podemos confiar nela.
Mas isso é o que torna este livro num bom thriller, é conseguir criar suspense psicológico, envolver e confundir quem está a ler.
Depois outra coisa que gostei foi dos personagens secundários nesta trama, nenhum deles inspira confiança, todos tem atitudes que num dado momento são confiáveis, e num virar da página deixam de ser, no fundo ninguém é o que parece, e por isso por muito que estejamos atentos aos pormenores, acabamos sempre por ser surpreendidos com algo, começamos a criar dúvidas dentro de nós, é disso que eu gosto, criar expectativas e depois vê-las cair por terra, ficar surpreendida.
E isso acontece quando a Anna presencia num dado momento algo que vai despoletar uma enorme confusão não só na cabeça dela, como nos outros personagens, quem é que vai acreditar na Anna? 
Fiquei surpreendida e chocada com o desvendar do seu passado, o que a levou a ficar caótica, no estado psicológico em que se encontra, ao ponto de nem confiar em si própria. 
Gostei imenso de ao longo da narrativa o autor ter feito referencias a filmes antigos que conhecemos e do facto de fazer com que se coadunem tão bem em certos momentos sombrios deste enredo, e com o estado psicológico da protagonista.
É um livro muito visual, conforme vai sendo narrado, conseguimos estar lá com a personagem, muito bem estruturado, é um thriller psicológico viciante, apesar de desconfiar de certas coisas, e acertar, não deixou de ter um desfecho muito bom sem dúvida algum. Gostei muito, por isso recomendo.

O meu enorme obrigada à Presença por ter enviado este exemplar para leitura.



0 comentários: