22/05/2018

Antes de Sermos Vossos, de Lisa Wingate


Opinião:
Gosto imenso de ler livros baseados ou inspiradas em factos verídicos, e de vez em quando leio um livro que me arrebata sem estar à espera, como este.
Baseado numa história verídica, conta-nos a vida de duas famílias, através de capítulos alternados entre o passado e o presente, com personagens complexas, que nos aguçam a curiosidade à medida que a história se vai desenrolando.
Começamos por conhecer no presente Avery Stafford, uma jovem que vem de uma família rica e influente, que por mero acaso cruza-se com uma idosa desconhecida que a confunde com alguém, facto que a deixa muito curiosa, leva-a a remexer no passado da própria família,  e a sua insistência vai fazer com que tropece num segredo.
Descobre que existiu uma instituição, conhecida como a Sociedade de Acolhimento de Crianças do Tennessee, gerida por Georgia Tann, que roubava as crianças aos pais para venderem a pessoas ricas. O mais arrepiante é que estavam de conluio com as autoridades, um verdadeiro comércio/tráfico de crianças, que sofreram nas mãos de pessoas sem escrúpulos, maus tratos, abusos, que as marcaram para sempre.
E com base nesse tema somos levamos a um passado longínquo de uma família, os Foss, que ficaram sem os seus filhos, irmãos que foram obrigados a separar-se, mas cujos laços de sangue falaram sempre mais alto. E foi precisamente nos capítulos que nos levam ao passado destas personagens tão ricas, que tanto nos comovem, e perturbam verdadeiramente, que fiquei completamente embrenhada a ler, com avidez para saber o destino que iriam ter, e o que aconteceu a cada um deles, depois de todas as tentativas da irmã mais velha para os proteger.
A autora conseguiu cativar-me e prender-me completamente nos capítulos do passado, em relação ao presente, acho que faltou algo na personagem de Avery, muito apagada, em relação aos outros personagens.  
Mas sem dúvida que é uma narrativa muito bem construída, não é uma história fácil de se ler, pois trata-se de um tema marcante e chocante, e conforme os segredos vão sendo desvendados, impele-nos na leitura, faz-nos querer ler rápido, chegar ao capítulo seguinte para saber qual foi o destino destas crianças.
Em suma foi uma leitura fascinante, mas ao mesmo tempo desconcertante, uma história que vai perdurar para sempre na minha memória, pelo facto de saber que houve casos reais, torna por isso impossível ficar-se indiferente. Muito bom.


0 comentários: