02/05/2018

Por Trás dos Seus Olhos, de Sarah Pinborough


Opinião:
Não sei bem o que dizer sobre este livro, sobre esta história, fiquei estarrecida quando acabei, achei tudo tão estranho, tão diferente do que leio habitualmente, o que não querer dizer que seja mau, é claro.
Esta narrativa tem um enredo intrincado, sobre um triângulo amoroso bizarro, a sinopse descreve as personagens. 
Narrado sobre o ponto de vista de Louise e Adele, rapidamente percebemos que são pouco confiáveis, o que cria expectativas no leitor, e o leva por caminhos e jogos mentais, tipo quebra cabeças, em que nada é o que parece, faz-nos desconfiar, mas é isso que eu gosto num livro, não ter certezas.
A primeira parte do livro, desperta o interesse, o esmiuçar, conhecer cada personagem e ver a onde é que nos levava. Já a segunda parte, torna-se mais lenta, não consegui sentir empatia por nenhum dos protagonistas, mas confesso que de todos a Louise foi a que mais me irritou, David, não me aqueceu nem arrefeceu, como se costuma dizer, já Adele, essa é uma personagem carismática, que intriga, que nos deixa confusos, o facto de estar sempre um passo à frente e saber tudo o que se passava entre Louise e David, intrigou-me durante a leitura toda, depois tem uns flashbacks introduzidos sobre o passado que nos deixa com mais suspeitas, fiz conjecturas, atirei teorias ao ar, mas acreditem não chegava lá, e vocês vão entender quando lerem o livro
Apesar de não gostar dos personagens, nunca perdi o interesse na história, li num ápice, porque esta narrativa tem a componente de agarrar, o enredo está estruturado de uma forma que nos faz ler rapidamente para descobrir a onde é que a autora nos vai levar com os acontecimentos que vão surgindo em catapulta. Não sou apreciadora da temática sobrenatural, paranormal, por isso fui apanhada de surpresa, não fazia ideia que tinha pelo meio da narrativa e que se vai intensificando.
O certo é que a autora confunde a mente do leitor, através de um labirinto, com pistas que criam ilusões, que nos fazem questionar, tecer teorias, por isso é bom que nos deixemos envolver na narrativa.
A relação ambígua entre esses três personagens alimenta esta história, e o trajecto dos três vai culminar num final que me tirou o tapete de baixo dos pés, não estava preparada, longe de imaginar algo assim, gostando ou não, fui bem enganada pela autora, não vou escrever mais, têm que ler, o desfecho não faz o meu género, mas sei que muitas pessoas vão gostar, estou a falar apenas do fim, porque da história, num todo e de uma maneira geral, agarrou-me.

Pode ler mais sobre o livro no site da Editorial Presença Aqui
 

0 comentários: