05/06/2018

Novidade Planeta Junho - O Anjo-da-Guarda

O ANJO-DA-GUARDA
Arto Halonen | Kevin Frazier
Páginas: 304
PVP: 18,80€ 
Nas livrarias a partir de 5 de junho

Um thriller hipnotizante baseado em factos verídicos que deixará o leitor sem fôlego
 Baseado numa impressionante história verídica sobre assassínios por hipnose
na Copenhaga do pós-guerra

  • Livro está baseado no célebre caso Hardrup-Nielsen, que ficou na História por ter sido a primeira vez que um júri condenou alguém por ter usado sugestão hipnótica para induzir outra pessoa a cometer assaltos e assassínios.
  • A história reflecte as questões modernas de manipulação, tendo como pano de fundo o cenário atmosférico do pós-guerra e da sociedade de Copenhaga.
O Anjo-da-Guarda é um impressionante thriller psicológico baseado numa história real que desconcertou a Dinamarca na década de 1950 e que se distinguiu pelo facto de ser usado sugestão hipnótica em assaltos e assassínios.
Os autores, Arto Halonen (director de cinema/guionista) e Kevin Frasier (romancista, escritor de ficção e ensaísta) juntaram-se para escrever um livro extraordinário, fundamentado numa história única e que levanta questões modernas sobre a capacidade de manipulação sobre as pessoas e os efeitos psicológicos das novas tecnologias e possibilidades reais de anular as diferenças entre o bem e o mal.
Arto Halonen foi uma das poucas pessoas no mundo que teve a possibilidade de entrevistar Hardrup em Junho de 1997, num pequeno apartamento em Copenhaga.

O Anjo-da-Guarda está apoiado nos milhares de páginas do processo de julgamento na Dinamarca, tendo sido feita pelos autores uma investigação exaustiva.

Sinopse:
Em 1951, um homem caminha pelas ruas de Copenhaga como se estivesse sem rumo. Palle Hardrup dirige-se para um banco, dispara contra o gerente e um funcionário e foge com o dinheiro. Quando é preso e interrogado afirma não se lembrar de nada e as testemunhas oculares corroboram que ele parecia estar numa espécie de transe.
O investigador Anders Olsen descobre que quando Palle cumpria pena de prisão esteve na mesma cela do carismático Björn Nielsen. Juntos, fizeram yoga e meditação – e Olsen começa a suspeitar que Nielsen o hipnotizou e lhe ordenou que roubasse o banco. Anders também suspeita que Nielsen é o misterioso Anjo-da-Guarda, que Palle afirma que lhe envia mensagens de Deus.
Mas este homem foi um ex-colaborador nazi e tudo indica que de facto, alguém quer que arque com as culpas. Quanto mais investiga mais a sua saúde mental começa a entrar em colapso com as maquinações que vai descobrindo e com a hipótese aterradora de alguém poder manipular outra pessoa para cometer um crime.
Palle Hardrup quando foi capturado pelas autoridades.

Sobre os autores:
Arto Halonen é um director de cinema e guionista, conhecido pela sua vincada consciência social em relação aos seus objetivos. É uma das poucas pessoas no mundo que entrevistou o assassino Palle Hardrup.
Kevin Frazier é um romancista, escritor de ficção, ensaísta e revisor que mora em Helsínquia. As colaborações anteriores entre Halonen e Frazier incluem o premiado documentário Shadow of the Holy Book.

 O caso Hardrup-Nielsen é um dos mais inacreditáveis da História e chegará, em breve, às salas de cinema


0 comentários: