23/10/2018

A Sereia de Brighton, de Dorothy Koomson


Opinião:
A minha relação com os livros da Dorothy tem sido de altos e baixos, gostei mais de uns e menos de outros, mas a verdade é que tenho que os ler, conheci pessoalmente a autora na FLL e nutro uma simpatia enorme por ela.
Esta narrativa desenvolve-se à volta de duas personagens Nell e Jude, duas adolescentes que descobrem o cadáver de uma jovem mulher na praia, com uma tatuagem peculiar, que fica na memória de Nell, e a partir deste dia as suas vidas mudam para sempre. Para agravar, Jude desaparece misteriosamente após três semanas deste acontecimento trágico.
Agora passados 25 anos, Nell continua a não conseguir seguir em frente, vive obcecada com a morte da jovem na praia, que a policia nunca descobriu quem era, mas também com o desaparecimento da amiga, de tal forma que resolve começar a investigar por conta própria mais a fundo, colocando a sua própria vida em risco ao chegar perto da verdade.
E com base neste enredo misterioso, a autora construiu personagens que estão bem caracterizadas, em especial um que é repugnante, um ser vil, as outras também estão bem construídas, não senti empatia por elas, mas conseguiram prender-me durante toda a leitura, e isso é o mais importante para mim.
O livro é narrado através de duas perspectivas, a de Nell e a da sua irmã Macy, (personagem que me deixou intrigada durante toda a narrativa, com algo que havia presenciado), alternando entre o passado e o presente, a autora vai nos enganando, as pistas estão lá, mas escapam-nos.
Em relação à escrita é simples como habitual, mas cativante, prende-nos com mistério, deixa-nos intrigados, associado a isso o livro tem algo que gosto muito, são os capítulos curtos, o que faz com que pense que vou ler só mais um, acabo por ler sempre mais 3 ou 4, pois não me apetecia largar o livro, e, apesar das minhas suspeitas se concretizarem em relação a um dos personagens, fui ludibriada com outro, completamente surpreendida.
Gosto mais deste género de livros, com mistério e suspense do que propriamente só romance, tem a ver com o meu gosto pessoal é claro. A Sereia de Brighton, é muito bom, recomendo.

Pode saber mais informações sobre a autora e do livro  aqui


0 comentários: