03/10/2018

Novidade Suma das Letras - A Cor Púrpura, de Alice Walker

Título: A Cor Púrpura
Autor: Alice Walker
Pág.: 304 
PVP: 17,50€
Data de Lançamento: 02.10.2018

  Um clássico do feminismo e a luta contra o racismo do século XX.

Sinopse:  
Celie, de 14 anos, escreve cartas a Deus para tentar compreender o que lhe está a acontecer. Órfã de mãe, abusada pelo homem a quem chama “pai”, separada da irmã, privada dos dois filhos e oferecida em casamento a um homem que a maltrata, Celie considera-se “pobre, negra e feia”. Até que conhece Shug Avery, a amante do seu marido. Com a ajuda de Sugar, “a mulher mais linda” que ela viu na vida, Celie descobre não só o paradeiro da sua irmã desaparecida, mas também o próprio corpo, o prazer, o amor e, acima de tudo, a sua voz.
Romance epistolar composto pelas cartas que Celie endereça a Deus com uma honestidade brutal e pelos relatos de viagem que Nettie lhe envia de uma missão em África,
A Cor Púrpura aborda temas como a violência doméstica a que estavam sujeitas as mulheres negras no início do século XX, a relação dos negros com o seu passado de escravatura, e a busca espiritual num mundo cruel e sem sentido.

Sobre a autora: 
Alice Walker (1944), uma das escritoras mais proeminentes dos Estados Unidos, é uma autora premiada de romances, contos, ensaios e poesia. Em 1983, tornou-se a primeira mulher afro-americana a ganhar um Prémio Pulitzer de ficção com o romance A Cor Púrpura, que também ganhou o National Book Award. Alice Walker também trabalha ativamente na denúncia de problemas de injustiça, desigualdade e pobreza como ativista, professora e intelectual pública.

«Um livro impressionante e brilhantemente concebido. . . uma saga cheia de alegria e dor, humor e amargura, e uma série de personagens que vivem, respiram e iluminam o mundo das mulheres negras.»
Publishers Weekly

«A cor púrpura é uma celebração exuberante de tudo o que significa ser mulher, ser uma mulher negra e gostar das melhores celebrações, é honesta. A honestidade de Alice Walker neste livro é combativa, implacável e redentora. É dessa honestidade que surge a amargura e, no entanto, a amargura nunca macula a humanidade da visão de Walker. Adoro que A cor púrpura não tente amenizar seus golpes, mas também seja corajoso o suficiente para manter uma fé maravilhosamente afirmativa na possibilidade, no perdão, na bondade e na esperança.»
Chimamanda Ngozi Adichie

«Uma das escritoras americanas mais talentosas.»
Isabel Allende

«Às vezes engraçado, principalmente comovente e ainda enfeitiçado com um encanto de conto de fadas, A cor púrpura aborda bravamente questões sociais e deve ser leitura obrigatória para todos, especialmente para aqueles que ainda optam por fechar os olhos aos abusos e violências cometidos por conta do sexismo e racismo.»
Open Road Review Magazine

0 comentários: