30/01/2019

Perto De Casa, de Cara Hunter


Opinião:
Perto de Casa é sobre o desaparecimento de uma menina, Daisy Mason de oito anos, a criança desaparece no seio familiar, durante uma festa, sem deixar qualquer rasto, por isso todos os presentes são suspeitos, sendo o tempo crucial para a encontrar com vida.
Comecei com entusiasmo a ler, mas, confesso que as primeiras cem páginas, não me estavam agarrar, o desenvolvimento da investigação não me agradava de todo, assim como as redes sociais onde as pessoas tecem as suas opiniões, a comunicação social, que dá destaque ao caso, tornando-o mediático, e fazem as suas próprias conjecturas. Mas o que mais me desagradou foi a reacção dos progenitores, a sua inércia, uns pais atípicos, mas, não são só os pais que são estranhos, todo um leque de personagens também o são, incluindo crianças, todos parecem ter telhados de vidro, todos guardam segredos, e omitem detalhes fulcrais para a investigação. 
Quanto a mim o que torna o enredo viciante, é o facto de ao longo do livro nos serem apresentadas pistas falsas, assim como várias perspectivas do caso, isso faz com que certos detalhes nos escapem, eles estão lá, nas entrelinhas, mas como de repente tudo muda, deixamos escapar, porque no fundo a autora quer nos confundir.
Em relação ao inspector Adam Fawley, é uma figura típica, muito irónico, um personagem obscuro, devido a algo do seu passado, que entretanto também ficamos a saber, e a entender melhor o porque de certas atitudes. Algo que achei invulgar, foi que à medida que a investigação avança nunca sabemos o que a policia acabou de descobrir, deixa-nos sempre numa incógnita.
O epilogo de certeza surpreendeu muitas pessoas que leram o livro e vai surpreender outros quando o lerem, pois tem uma reviravolta que se não se estiver com atenção não se chega lá, eu desconfiava, é o que eu digo, já li tantos policiais ao longo da vida, que são poucos os que me conseguem surpreender. Neste livro são abordados vários temas pesados, actuais, a escrita da autora é envolvente, viciante, por isso eu gostei, mas, foi a partir do meio do livro que fiquei agarrada, e que li rapidamente sem interrupções. Recomendo e quero continuar a acompanhar a serie com este inspector.


0 comentários: