27/11/2010

Minuto de Leitura com LA

Na passada Sexta-feira as sugestões do Luís Almeida no "Minuto de Leitura", na Rádio Atlântida, foram para dois livros que terão a sua apresentação em Ponta Delgada.
"Os Cantos" de Maria Filomena Mónica, livro biográfico sobre o açoriano e o seu trágico destino- José do Canto.
Como disse o Luís, esta é uma obra importante para compreendermos uma época em que a região e o País passavam por profundas modificações.
O lançamento de "Os Cantos" está agendado para o dia 2 de Dezembro de 2010 no Palácio José do Canto, pelas 18 horas.
..
Sinopse: Descendente de uma ilustre família açoriana, José do Canto apaixonou desde logo Maria Filomena Mónica que lhe dedica a obra que já classificou como o «livro da sua vida». Nascido em 1820, José do Canto era, no sentido próprio do termo, um ‘vitoriano’. Apesar de natural de São Miguel e não de Inglaterra, a sua cultura era cosmopolita, sem no entanto jamais deixar de ter saudades da neblina, do mar e das laranjeiras da sua ilha - que queria perfeita. Foi por isso que a deixou e, por isso, que, muitos anos passados, a ela voltou. Nesta obra biográfica, Maria Filomena Mónica conta a história desta família em várias gerações, num retrato vivído e apaixonante de uma época
.
Excerto da obra «Foi na Primavera de 1988, durante uma estadia em Ponta Delgada, que conheci José do Canto. É verdade que ele já morrera, mas desde quando é que tal afectou o meu interesse por alguém? De certa forma, sinto-me mais perto dele do que dos meus contemporâneos. Não se trata, como é óbvio, de uma identificação. Quase tudo – e não apenas a época, a origem social e o sexo – nos separa. E, no entanto, não descansei enquanto não decifrei o enigma que o rodeava.»
Maria Filomena Mónica, in Prefácio .
O segundo livro sugerido foi "A Oficina do Pai Natal" da colecção "Onde Vamos Hoje" de Cristina Quental e Mariana Magalhães.
"A Oficina do Pai Natal" terá o seu lançamento Nacional no dia 1 de Dezembro de 2010 na Livraria Bertrand em Ponta Delgada pelas 16 horas, a apresentação terá a presença não só das autoras, mas também do próprio Pai Natal.
Não perca esta apresentação, as crianças vão por certo delirar :D
.

Sinopse: O Natal é uma época mágica. Embarca com a professora Tita e os seus alunos numa viagem maravilhosa ao sítio onde a magia acontece, A Oficina do Pai Natal. Descobre como se prepara tudo para a noite mais esperada do ano. No final do livro poderás aprender lengalengas, uma canção e dramatizar uma peça de teatro.

Aproveitamos para deixar aqui o convite :)

Bom fim de semana e óptimas leituras ;)

2 comentários:

Paula disse...

Vou comprar estes dois livros :D

FM disse...

Conheço os outros 4 livros desta colecção e são muito giros. Eles explicam como se faz o mel, azeite, pão e leite. As ilustração são muito atrativas. O meu filho adora-os e já ofereci alguns que também fizeram sucesso. Penso que são apropriados a partir dos 3 anos.