21/06/2011

Alguns Destaques...

Onze
de Mark Watson
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 264
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04320-7
Idioma: Português

Sinopse
Uma história divertida e inspiradora sobre o amor, a perda e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros
Xavier Ireland é um popular apresentador de rádio que de noite partilha os sonhos e as angústias dos seus ouvintes, reconfortando-os com uma palavra amiga. Durante o dia, vive de forma reservada, sem se meter na vida dos outros - até que conhece Pippa, uma mulher a dias muito pouco convencional, que lhe arruma a casa e, com o tempo, também a vida...
Na aparente indiferença da neve de Londres os sentimentos e as histórias das pessoas cruzam-se de forma indelével, como quando Xavier assiste à agressão cometida sobre um jovem em plena rua, sem nada fazer para o impedir. Este fugaz episódio, de que Xavier rapidamente se esquece, irá ter consequências devastadoras sobre as vidas de onze pessoas.
.
A Infanta Rebelde de Raquel Ochoa
Um extraordinário testemunho de humanismo e coragem
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 276
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895555642
 
Sinopse
Neta de D. Miguel I e última filha de D. Miguel II, Maria Adelaide de Bragança, Infanta de Portugal, nasceu em Janeiro de 1912.
Desde muito cedo, foi testemunha de um mundo em transformação. Assistiu à queda de impérios, viveu por dentro duas guerras mundiais e participou activamente na resistência contra os nazis. Por duas vezes esteve presa e em ambas foi condenada à morte. A intervenção directa de Salazar numa delas e um desenlace surpreendente noutra permitiram que continuasse a sua luta.
Ao chegar a Portugal, já casada, com o seu estilo sincero, directo e inconformado, continuou a defender as ideias em que acreditava, no auxílio aos mais desfavorecidos, desagradando a uma sociedade que considerava a sua actuação pouco adequada a uma pessoa da sua condição.
A Infanta Rebelde mostra-nos a vida de uma figura absolutamente ímpar na História Contemporânea de Portugal, mas, acima de tudo, o retrato de uma mulher que teve a coragem de ultrapassar todos os obstáculos e lutar pelo ideal que dava sentido à sua vida tornar a sociedade, tal como a sua natureza, mais justa e benévola.
 
As Sábias
de Roger R. Talbot
Elas Guardam a Chave do Mundo
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 416
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892314457
 
Sinopse
"Ensinar-te-ei a usares os teus medos como alento, o teu corpo como arte, a tua voz como arma."
Salomé, Ana Bolena, Maria Callas, Jacqueline Kennedy...
Muitas mulheres poderosas têm escrito a História.
E se todas elas estiverem unidas por um segredo?
E se todas elas pertencerem a uma irmandade secreta e milenar?
Quem desvendar os seus enigmas possuirá a chave do mundo...
Um pouco por todo o globo, vários acontecimentos enganadoramente isolados põem em marcha um plano no qual a jovem Nadja tropeça involuntariamente. Só e desamparada desde a morte da mãe, uma atriz famosa cuja morte durante a rodagem de um filme foi considerada acidental, Nadja não se conforma com a indiferença das autoridades. Não poderia saber que em jogo está a mais espantosa revelação da História da Humanidade.
Um romance irresistível, que cruza esoterismo e história, conspiração e suspense, sonho e realidade 

O Último Homem na Torre
de Aravind Adiga
Do autor de "O Tigre Branco" vencedor do Booker Prize 2008
Edição/reimpressão: 2011
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722345408
Coleção: Grandes Narrativas
 
Sinopse
O Último Homem na Torre é o novo e muito aguardado romance de Aravind Adiga autor de O Tigre Branco, o celebrado Booker Prize de 2008. A acção passa-se em Mumbai (Bombaim), uma imensa metrópole onde coexistem mundos de pobreza e privação, uma gananciosa e empreendedora camada de novos-ricos e uma pequena burguesia orgulhosa das suas tradições e dos seus princípios morais… É o caso dos moradores das Torres A e B, propriedade da Cooperativa de Habitação Vishram, inaugurada em 1959. Apesar de todos os problemas que afligem os moradores, quando o empresário e construtor civil Dharmen Shah lhes oferece uma generosa indemnização para que deixem as suas casas a fim de ali construir um luxuoso complexo de apartamentos, a primeira reacção destes é de recusa. O contrato contém no entanto uma cláusula perversa, que pouco a pouco irá minar os laços de solidariedade entre os vizinhos e fazer subir o clima de tensão entre todos, colocando-os em situações limite. Nesta galeria de tipos humanos, que seduz pela sua diversidade e riqueza, reflecte-se a própria cidade, afinal a grande protagonista deste romance.
 
O Pregado de Günter Grass
Prémio Nobel da Literatura
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 650
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724619576
Coleção: Ficção Literária
 
Sinopse
O Pregado é indiscutivelmente uma das obras de referência de Günter Grass, pela reflexão sobre o papel do Homem e da Mulher ao longo dos tempos, mas também pela tocante forma como apresenta a história alemã. Narrado na primeira pessoa, o livro inicia-se no Neolítico e termina na tumultuada Polónia da década de 1970. A personagem principal, que reencarna de geração em geração, possui nove esposas referentes a cada época da sua vida incomum, pesca um pregado, um estranho peixe falante que o acompanha e aconselha ao longo dos tempos.
É este peixe que incita o homem a manusear o metal e com ele desvincularse do poder feminino, o encoraja a gerar guerras e supremacias e leva a questionar as ideias de poder e evolução ao longo da história.
Dividido em nove capítulos, cada um relativo a um mês de gestação, O Pregado é um livro magistralmente escrito e conduzido, onde Günter Grass une elementos da mitologia alemã, da sabedoria popular e das concepções vanguardistas feministas.
.
O Escandinavo Deslumbrado
de Alberto Xavier
Nove contos onde o absurdo, a ironia e a excentricidade não param de surpreender
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 264
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722523189
Coleção: Autores Portugueses
 
Sinopse
«As pessoas só respeitam os gritos, os berros, os flatos e os arrotos. Num primeiro instante, podem até ficar petrificadas, estarrecidas, mas, depois, ficam com medo. Em seguida, respeitam-nos instintivamente e, finalmente, sucumbem e rojam-se-nos aos pés, ou por ódio ou por amor. A minha profissão é a especulação e a especulação é o prazer do assassinato pelo dinheiro, utilizando o que se tiver à mão, o que calhar. A minha arma é o carvão. E escolhi o carvão por ser uma matéria bruta, negra.»
Nove contos onde o absurdo, a ironia e a excentricidade não param de surpreender o leitor.
 
Por Ti Resistirei
de Júlio Magalhães
Edição/reimpressão: 2011
Editor: A Esfera dos Livros
ISBN: 9789896263256
 
Sinopse
Carlos e Nicole conheceram-se nas ruas de Paris. As tropas alemãs avançavam em passo forte e determinado, mas todos acreditavam que a capital francesa estava a salvo da loucura de Adolf Hitler. Enganavam-se. Em poucas semanas, as tropas nazis estavam às portas de Paris e milhares de refugiados procuravam salvação. Nicole encontrou-a em Bordéus pelas mãos do embaixador Aristides de Sousa Mendes que lhe entregou um visto para chegar até Portugal, onde finalmente cairia nos braços do seu amado. Longe da guerra, longe do perigo, longe do estigma de ser judia, seria finalmente feliz. Mas há preconceitos que são difíceis de quebrar e mais uma vez os dois amantes são obrigados a seguir caminhos diferentes.
Carlos fica em Lisboa, entre os negócios do pai, um homem influente na sociedade salazarista e a doença da mãe. Nicole parte para Londres, uma cidade que vive dias dramáticos sob a ameaça de ser bombardeada pela aviação alemã. Participa no esforço de guerra da melhor forma que sabe, vestindo a farda de enfermeira, pondo em risco a sua vida para ajudar os outros. Na esperança de conseguir esquecer Carlos. Contudo no meio dos escombros da Segunda Guerra Mundial há um amor capaz de resistir a tudo.

3 comentários:

Luís Miguel disse...

Ainda ontem li um artigo sobre este novo livro de Júlio Magalhães, autor que, aos poucos está a trilhar o seu caminho na arte da escrita. Não conheço, logo, gostava de ouvir alguma opinião sobre os seus livros.

Paula disse...

Luís Miguel,
Não será mais do mesmo :(

isa disse...

as sábias gostava de ler :)