04/07/2012

"Não quero dizer-te adeus" de David Baldacci

Opinião:
Não conhecia a faceta de David Baldacci como escritor de romances, só de policiais e posso dizer que é muito bom no que toca a suspense e thriller. Fiquei surpreendida por o autor conseguir escrever uma história tão cheia de emoções.

Esta narrativa gira em torno de uma família, um drama que se abate sobre a mesma, fala-nos de mistérios e milagres da vida, que por vezes não entendemos.
Jack que sofria de uma doença terminal, fica de repente sem a esposa Lizzie que morre num acidente de viação. São-lhe retirados os 3 filhos Mikki, Cory e Jackie e é abandonado sozinho numa clínica de doentes terminais. Os filhos mais novos vão para casa das tias, irmãs da mãe e  a Mikki a mais velha fica como os avós maternos.
Mas o impensável acontece e Jack de repente começa a melhorar,  e contra tudo o que seria de prever medicamente, consegue recuperar, muito lentamente, com a ajuda preciosa do seu grande amigo Sammy que sempre com grande determinação decide nunca o largar.
Consegue reunir as condições necessárias para trazer de novo os filhos para junto dele. Mas desta vez quer redimir-se do tempo que esteve ausente, devido à guerra e ao trabalho nunca esteve muito presente nas suas vidas.

Herda a casa da tia de Lizzie onde a mesma passou infância, que fica em South na Carolina do Sul mesmo em frente ao mar. E é ai durante o verão que Jack e os filhos vão tentar reconstruir as suas vidas. Eles aprendem a amar-se novamente, e dar valor a quão importante são os laços familiares. No fundo é dado a Jack uma segunda oportunidade na vida nesse sitio magnifico.

"As relações familiares são verdadeiramente complexas."

Claro que vai ter problemas com a filha adolescente a Mikki que é rebelde devido ao sofrimento que passou com a doença do pai, a morte da mãe e depois a separação da família, mas é uma forma de auto proteger-se. Vamos acompanhar o dia a dia desta família cheio de obstáculos, nada vai ser fácil. Mas a lição que tiramos é que com amor tudo se consegue, a família é um tesouro único que temos, é o alicerce, e as bases da nossa vida.
E o autor conseguiu transmitir-nos que ninguém pode dizer que está bem, que de um momento para a outro a vida pode mudar inesperadamente, mas com amor e vontade conseguimos superar tudo. Com uma mensagem muito forte, até mesmo perdendo alguém que tanto amamos, podemos conseguir levar a vida para frente, pois temos uma força interior que por vezes nem sabemos que está lá.

Gostei das descrições feitas pelo autor das personagens, e  até mesmo sobre a Carolina do Sul,  ouvir-se as ondas, sentir a areia nos pés, transporta-nos para a praia, sentimo-nos dentro do livro por vezes.

Um livro comovente, bem escrito sobre a família, o amor, a lealdade e redenção, que recomendo sem dúvida alguma a quem é fã de uma história inspiradora.

NOITES BRANCAS





1 comentários:

Unknown disse...

Este é daqueles que quero mesmo ler,
obrigada Odete pela opinião, acho que vou chorar durante a leitura :)