03/05/2013

Destinos Interrompidos de Lissa Price


Destinos Interrompidos, o primeiro volume de uma saga, publicada pela Planeta.

Opinião:
Confesso que este livro não é o género literário que escolheria, mas graças à Planeta foi uma estreia e uma agradável surpresa,  gostei de ler, e prendeu-me durante todo o livro.

Conhecemos Callie de dezasseis anos que vive com Tyler, o seu irmão mais novo, e Michael um amigo, escondidos na cidade de Los Angeles. Perdeu os pais e os avós por isso vivem na rua ou em prédios abandonados, tem que roubar para sobreviver sempre com medo que os descubram e sejam fechados numa instituição. Todos aqueles que tinham menos de 20 anos e os com mais de 60 anos foram vacinados, e sobreviveram à guerra de esporos, uma guerra biológica, todos os outros morreram. Mas eles nem a sorte de ter os avós vivos tem, por isso vivem por sua conta e risco.

Gostei de Callie, senti logo empatia por esta jovem que demonstra ser inteligente, com uma personalidade bem vincada e decidida, ela está disposta a fazer tudo para tirar o seu irmão pequeno que tem problemas de saúde, da rua, preocupa-se e quer proteger o irmão a todo o custo. Por isso toma uma decisão que é “alugar” o seu corpo a senhoras com mais de cem anos, chamados de Terminantes, que querem voltar a sentir-se jovens, durante um dia, uma semana ou um mês. 
Dirige-se à empresa Destinos Primordiais, uma empresa clandestina,  com o intuito de fazer isso, e aluga o seu corpo por dinheiro a uma velhota, só que as coisas não correm como planeado, quando acorda ela consegue ouvir a voz na sua cabeça da idosa Helena, através do chip que lhe colocaram, que por sinal avariou. E a partir daqui começa uma corrida contra o tempo para se salvar, pois o que a idosa quer coloca-a em risco, em perigo de vida, tenta entender as mensagens enigmáticas que Helena lhe transmite. Mas Callie é muito perspicaz, ao longo do livro ela é obrigada a amadurecer e aprender a defender-se, isto apesar de ter falhas na sua memória, pois quando desmaia nunca sabe onde se encontra ou o que fez antes.  

Outros jovens estão desaparecidos,  netos destes velhotes que sobreviveram,  será que se ofereceram voluntariamente para alugar o seu corpo? Ou existe algo por detrás destes desaparecimentos que se desconhece, Callie quer descobrir onde se encontra a neta de Helena, vamos assistir a muitas voltas e reviravoltas, também algumas surpresas até ao final do livro.

Uma narrativa muito bem escrita, fluída, cativante, uma leitura viciante que nos prende, surpreendente, cheia de segredos e suspense,  não tem momentos parados e dei por mim a torcer para que corresse tudo bem à jovem Callie e ao seu irmão. Em suma gostei de um livro que não sendo o meu género literário de eleição, conseguiu agarrar-me às suas páginas e à sua história. Obrigada Planeta.

Dou os parabéns à autora por ter escrito esta história intrigante com tanta imaginação. 

0 comentários: