05/03/2014

Uma História de Amor Eterno, de Sebastian Cole (opinião)



Opinião:
Gosto de vez em quando de ler um livro romântico, e "Uma História de Amor Eterno” chamou-me atenção pela sua capa, gostei da sinopse, e o facto é que a sua leitura foi uma agradável surpresa, trata-se de uma narrativa muito mais profunda do aquilo que eu estava há espera, logo no inicio do livro fiquei presa ao prólogo, achei misterioso, deixou-me curiosa.
Noah Hartman vem de uma família judia riquíssima, habituado a ter tudo na vida, um excelente emprego na empresa do pai, uma casa, um carro topo de gama, um barco, por isso não estava preparado para viver e um amar profundamente até conhecer Robin, uma jovem mulher exuberante, que é o oposto de Noah, pobre, com uma filha a seu cargo, o seu trabalho é dedicado a ajudar os desfavorecidos, mas tem aquilo que as outras mulheres não tem para Noah, uma imensa alegria de viver intensamente cada momento, um brilho no olhar que o agarra e o fascina quando a encontra, ele acha que encontrou a sua alma gémea.
Noah nunca teve coragem de arriscar em nada na vida, nem de ir contra os pais, tudo o que tem foi-lhe dado como garantido, se quer ter uma relação com Robin o seu mundo tem que mudar, tem que arriscar e saber o que é viver, será que consegue? Sendo que o mundo de ambos é o oposto um do outro.
E foi com base nestas duas pessoas tão diferentes, tão distintas uma da outra, e no seu envolvimento emocional e amoroso, que o autor nos conta uma história de amor repleta de percalços e muito mais complicada do que se podia imaginar, através de Noah já idoso, com 80 anos, numa cama do hospital, somos transportados pelo seu passado, vamos conhecendo a sua história e todo o seu envolvimento com Robin.
O autor soube agarrar-me com esta relação nada fácil, antes pelo contrário, cheia de obstáculos e de reviravoltas, pois Noah a maior parte do tempo não percebia as atitudes algo misteriosas de Robin, nem o leitor percebe de inicio, só com o desenrolar da narrativa é que vamos percebendo, o próprio Noah só entendeu muitos anos mais tarde também. Como leitora apetecia-me abanar Noah pela condescendência, pela sua compreensão e aceitação. Mas por detrás de tudo isso havia algo mais profundo, que tem a ver com o factor emocional e psicológico no comportamento humano, marcas que ficam para o resto da vida.
Mais do que uma história de amor, trata-se de uma narrativa sobre a relação complexa e conturbada de duas pessoas que estavam destinadas uma para a outra, mas que não estavam preparadas para viverem algo tão intenso, fala-nos de amor, mas também de perda, de segundas oportunidades, e de que nunca devemos desistir de quem amamos. Sem dúvida um romance diferente envolto em mistério, que nos toca, que nos revolta, mas também emociona, com um final inesperado, gostei.

(...)"E se alguma vez tiverem a sorte de encontrar na vida aquela pessoa que vos faz amar mais do que qualquer outra pessoa poderia fazer-vos amar, vivam cada dia juntos como se fosse o último. Apreciem cada momento."

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui
Para mais informações sobre o livro Uma História de Amor Eterno


0 comentários: