23/03/2015

A Nossa Casa é Onde está o Coração, de Toni Morrison (opinião)



Opinião:
Toni Morrison, Prémio Nobel da Literatura em 1993, Love e Dádiva, são livros que fazem parte da minha estante, A Nossa Casa é Onde está o Coração, é o segundo livro que leio desta autora, gosto da sua escrita fluída.  
O protagonista desta história chama-se Frank, trata-se de um homem jovem afectado, atormentado pelos fantasmas de um passado recente, devido à sua presença na guerra da Coreia, a autora através deste personagem leva-nos por uma América na década de cinquenta, uma altura em que a segregação racial transpirava em todos os lugares, o que nos revolta durante a leitura, pois mesmo sendo um herói de guerra, é descriminado da mesma maneira, tal facto não é importante numa sociedade racista, Frank está a recuperar, quando recebe uma carta a dizer que a irmã pode estar a morrer.
E é precisamente esta jornada que Frank faz para ir ao encontro da irmã, atravessando a América, que vamos acompanhar de uma maneira profunda e comovente, mas não é só a guerra que atormenta Frank, é também o seu passado sombrio e triste, as recordações do mesmo, com a irmã mais nova, os pais e avós, tempos difíceis, de extrema pobreza, em especial para os afro-americanos, cenas que nos chocam, a maldade do ser humano não nos deixa indiferentes.
Os capítulos são intercalados pelas memória de Frank, da sua irmã Cee, mas também de Lily, ex-namorada, entre o passado e o presente, o que nos leva ao seu regresso a casa, às suas raízes, uma casa que os marcou, pela infância partilhada, pelas pessoas que fizeram parte da sua vida, a autora consegue de uma forma magnifica envolver-nos e emocionar-nos com esta história de Frank, que tem como objectivo salvar a irmã, mas de alguma maneira salvar-se a ele próprio, da sua redenção, da culpa que carrega, precisa deste regresso para de alguma forma se redimir.
Embora seja pequeno este romance, é intenso devido aos seus personagens, à sua história, ao tema abordado, leva-nos por uma leitura emotiva, vertiginosa. Recomendo sem dúvida alguma.


Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Para mais informações sobre o livro  A Nossa Casa é Onde está o Coração, aqui

1 comentários:

Jardim de Mil Histórias disse...

Olá!

tenho muita curiosidade com este livro. Tenho o Love na estante para ler. Acho que vou atacar esse primeiro.

Beijinhos e boas leituras.