25/08/2015

A Invenção das Asas, de Sue Monk Kidd (opinião)



Opinião:
A Invenção das Asas, é um género literário que gosto muito, daqueles romances que dão satisfação a ler, pelo facto de saber que sempre existiram pessoas que  trataram os outros como iguais e que ousaram ir contra tudo e todos os preconceitos para defenderem os oprimidos,  uma história que se fica a pensar nela durante algum tempo após terminar, daqueles livros que perduram na nossa memória.
A autora inspirou-se nas figuras históricas das irmãs Grimké, que foram pioneiras na América como defensoras da abolição e dos direitos das mulheres, filhas de um juiz, que prendeu muitos escravos, defendia a escravidão e a subordinação das mulheres, tornaram-se o oposto, ao lutar pela liberdade dos escravos e pela desigualdade, foram mulheres muito ousadas para a época em questão.
A acção decorre no século XIX, na cidade de Charleston, EUA, conhecemos Sarah Grimké, quando esta faz onze anos, é lhe oferecida uma escrava, Hetty, de apenas dez anos para a servir, mas ao contrário de todos os outros Sarah não encara Hetty como sua escrava mas antes como sua igual.
E em capítulos alternados escutamos as vozes de Sarah e Hetty, vamos tendo a perspectiva de cada uma delas sobre aquela época dificil da escravatura. A autora constrói uma história magnifica em torno destas duas personagens tão distintas uma da outra, mas ao mesmo tempo iguais por acreditarem e terem os mesmo ideais.
Sarah demonstra ser uma mulher diferente dos outros membros da família, corajosa, destemida, ousada, rebelou-se, pois queria a abolição da escravatura, não suportava os maus tratos infligidos nos escravos, sonhou ser advogada, mas foi impedida pelo pai de alcançar esse sonho, numa sociedade em que o papel da mulher se restringia ao casamento. A sua irmã mais nova Angelina (Nina) segue-lhe as pisadas, tornando-se também ela uma defensora pela liberdade dos escravos.
Hetty é uma personagem muito cativante, demonstra ser inteligente e interessa-se em aprender a ler, e ir mais à frente, com a experiência e a sabedoria da mãe, Charlotte uma eximia costureira, acalenta o sonho de um dia ficar em liberdade, por outro lado é incentivada pela a amiga Sarah,  e pela a amizade que as une, que é muito especial e forte, já que não a pode libertar, Sarah tenta tratá-la da melhor forma, dando-lhe todas as bases possíveis.
Através desta história incrível podemos ouvir as vozes destas mulheres, pois trata-se de um livro escrito de forma magnifica que nos arrebata, com personagens corajosas, com descrições detalhadas sobre uma época marcante na história da humanidade, em que se lutou contra o preconceito, a favor da igualdade das mulheres e da abolição da escravatura, o que torna esta narrativa envolvente, sensível e emocionante. Gostei imenso.

Pode ler mais sobre o livro aqui

 

0 comentários: