13/09/2015

Porto Editora - João Pedro Marques - "Do Outro Lado do Mar", uma viagem por Angola, Brasil e Portugal

Título: Do Outro Lado do Mar
Autor: João Pedro Marques
Págs.: 368
Capa: Mole com badanas
PVP: 16,60 €
 
Depois do sucesso de Uma Fazenda em África, João Pedro Marques mostra-nos o lado impiedoso da escravatura africana
 
A 21 de setembro, a Porto Editora publica Do Outro Lado do Mar, um novo romance de João Pedro Marques, que nos leva numa viagem impiedosa, de África ao Brasil. Tendo como pano de fundo a escravatura na primeira metade do século XIX, João Pedro Marques faz um retrato duro deste universo, tema em que baseou grande parte da sua carreira de investigador, acrescentando-lhe uma dose de histórias de intriga, vingança e romance. Este é o quarto romance de João Pedro Marques e todos eles têm sido bem recebidos pela crítica, que enaltece os seus ambientes hipnóticos, as suas personagens cativantes, o rigor factual e, naturalmente, a trama que une toda a história. Os Dias da Febre, o seu primeiro livro, vai inclusivamente ter uma nova edição, pela chancela 11x17, que é lançada a 2 de outubro.
A sessão de lançamento deste livro está agendada para dia 7 de outubro, às 18:30, no El Corte Inglés de Lisboa, e a apresentação estará a cargo de Adriano Moreira.

Sobre o livro:
Tudo começa na Primavera de 1833. Profundamente abalado por um desgosto de amor, o doutor Vasco Lacerda decide abandonar Lisboa para tentar curar o coração ao sol de uma nova vida, nos trópicos. Contudo, no decurso da sua viagem, vê-se arrastado, contra vontade, para o mundo da escravatura e toma contacto direto com realidades de que já ouvira falar, mas que nunca tinha sentido e percebido na sua verdadeira natureza. E trava, também, conhecimento com a gente que, para o melhor e o pior, povoa esse bárbaro mundo.
Do Outro Lado do Mar leva-nos numa viagem emocionante por esse universo, dos sertões de Angola às fazendas do Brasil, do ventre do navio negreiro à fábrica de açúcar, e mostra-nos como mesmo nos sítios mais improváveis e nas situações mais extremas podem nascer e crescer a solidariedade, a abnegação e fortíssimas relações de amor.

Sobre o autor:
João Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e Presidente do Conselho Científico desse Instituto, em 2007-2008. Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou durante a década de 1990, é autor de dezenas de artigos sobre temas de história colonial, e de vários livros, dois dos quais publicados em Nova Iorque e Oxford (The Sounds of Silence, 2006; e, em co-autoria, Who Abolished Slavery? A debate with João Pedro Marques, 2010).
Em 2010 a Porto Editora publicou o seu primeiro romance, Os Dias da Febre, ao qual se seguiu, em 2012, Uma Fazenda em África (que, com várias edições, constituiu um dos grandes sucessos do ano) e, já em 2014, O Estranho Caso de Sebastião Moncada.

IMPRENSA
O rigor das suas reconstituições e a vivacidade das suas personagens têm cativado os leitores portugueses, em parte pela época que elegeu, o século XIX, período de grandes mudanças quer na “metrópole” quer no “ultramar”. Jornal de Letras sobre O Estranho Caso de Sebastião Moncada

João Pedro Marques envolve-nos num ambiente hipnótico, enquanto seguimos as aventuras dos principais personagens deste livro. Sentimos o aroma daquela terra através dos sonhos e conflitos e da luta contra as contrariedades. Um romance histórico deve ser assim. Ensinar-nos algo sobre o passado e abrir as janelas para o sonho. Jornal de Negócios sobre Uma Fazenda em África

A Lisboa da Regeneração, ficcionada em narrativa clássica, com discurso adequado ao tempo e às personagens. (…) João Pedro Marques discorre com apreciável desenvoltura, isentando-se de considerações ideológicas ou juízos de valor. (…) Em suma, uma estreia auspiciosa. Público sobre Os Dias da Febre

0 comentários: