30/11/2015

O Dilema, de Agatha Christie



Sinopse
O roubo de um rubi e um cadáver escondido num baú… dois casos clássicos que exigem a perícia das celulazinhas cinzentas de Hercule Poirot.
Mas os mistérios de O Dilema não ficam por aqui.
Há um amor não correspondido, outro reencontrado, uma caça ao tesouro e uma tragédia num safari em África. Entre segredos, chantagem e vingança, a Rainha do Crime apresenta-nos nove enigmas aparentemente insolúveis... para mentes comuns.  

Opinião:
Esta colectânea reúne contos escritos em diversas épocas da carreira de Agatha Christie, desde os anos 1920 até à década  de 1960. Constituem uma interessante visão do percurso da autora enquanto contadora de histórias. Nem todos são policiais.
Sou fã da tia Agatha há mais de trinta anos, li todos os livros publicados na altura e continuo a gostar de ler e reler esta autora. O Dilema (While the Light Lasts) foi originalmente publicado na Grã-Bretanha em 1997, é um livro composto por nove contos, escritos para revistas, no inicio da carreira da autora, cada um contém uma pequena história que nos cativa através das personagens, e de um enredo com mistério q.b., cujo o final sofre uma reviravolta, conseguindo sempre nos surpreender..
Lêem-se num ápice por serem contos leves e pequenos, o próprio livro contém poucas páginas, e como não podia deixar de acontecer, uma das personagens mais carismáticas e conhecidas, o famoso Poirot também faz parte desta colectânea.
Quem quiser passar uma tarde descontraída, recomendo a leitura deste livro O Dilema, desta autora mundialmente conhecida como a Rainha do Crime, contos que nos envolvem facilmente ou não fossem eles escritos com mestria, e que nos recordam a versatilidade e a brilhante carreira literária, daquela que é considerada por muitos como uma das maiores escritoras do género literário. Recomendo.


0 comentários: