03/02/2016

Livros do Brasil - Os contos de James Salter finalmente em Portugal

A Última Noite e outras histórias 
James Salter 
Tradutor: Francisco Agarez 
N.º de Páginas: 280
PVP: 15,50 €  
Coleção: Dois Mundos   

Os contos de James Salter finalmente em Portugal  
 
O género de eleição do autor em A Última Noite e outras histórias com prefácio de John Banville 
 
Depois do romance Tudo o que Conta, o primeiro livro de James Salter em Portugal, muito bem recebido pelos leitores e pela crítica, a Livros do Brasil publica agora os seus contos, género que o consagrou internacionalmente. A Última Noite e outras histórias chega dia 11 de fevereiro às livrarias numa edição que inclui um prefácio do escritor irlandês John Banville. Desde o seu primeiro conto publicado na revista Paris Review em 1968, o trabalho de James Salter nas histórias curtas recebeu uma aclamação universal, reafirmada em sucessivas distinções. Agora, pela primeira vez em Portugal, são revelados mais de vinte contos deste que foi um dos mais extraordinários escritores do nosso tempo, num volume que inclui as suas duas compilações, Dusk and Other Stories (1988, premiada com o PEN/Faulkner) e Last Night (2005), assim como o texto «Carisma», até agora inédito em livro.  Estas são histórias de homens e mulheres nos seus momentos mais íntimos, em luta com a perda, com o desejo ou com o fardo da memória. Um homem enfrenta o suicídio assistido da sua mulher e é devastado pelo dia seguinte. Dois advogados nova-iorquinos, de viagem a Itália, descobrem as sórdidas possibilidades que lhes oferecem as suas riquezas recentes. Uma mulher é derrubada pelo cavalo e, sozinha e imóvel no chão, recorda fragmentos de uma vida que em breve chegará ao fim. Histórias marcadas pela grande elegância literária de James Salter. Histórias que o confirmam, nas palavras do The Times, como «mestre do grande conto americano».

Imprensa 
Frase a frase, Salter é o mestre. Richard Ford  
 
Salter é um escritor que recompensa excecionalmente aqueles para quem a leitura é um prazer intenso. Conta-se entre os pouquíssimos escritores norte-americanos dos quais quero ler toda a obra. Susan Sontag  
 
Um dos melhores escritores americanos da sua poderosa geração. Esquire  
 
Os contos de Salter são obras-primas de equilíbrio e clareza, em que a espantosa quietude superficial esconde dos nossos olhos a surpreendente ousadia dos riscos que contêm. Metro  
 
São os contos que fazem dele um dos maiores escritores do século passado e do presente. Financial Times  
 
Salter é um génio da verosimilhança e do movimento inexorável do fluxo dos tempos. El País 

Sobre o autor 
James Salter nasceu em Nova Iorque a 10 de junho de 1925. Piloto da Força Aérea norte-americana, abandonou a carreira militar em 1957, um ano após a publicação do seu primeiro romance, The Hunters, com o qual captou desde logo as atenções da crítica. Passou pelo cinema, onde foi argumentista e realizador, antes de se dedicar em exclusivo à escrita, o que fez desde 1979. Destacam-se na sua obra romances como A Sport and a Pastime (1967) e Solo Faces (1979), os livros de memórias Burning the Days (1997) e Gods of Tin (2004), assim como o volume de contos Dusk and Other Stories, lançado em 1988 e premiado no ano seguinte com o PEN/Faulkner. Membro da Academia Americana de Artes e Letras desde o ano 2000, foi distinguido em 2010 com o Rea Award for the Short Story e em 2012 com o PEN/Malamud. O seu último romance, Tudo O Que Conta, publicado pela Livros do Brasil em 2015, marcou a sua estreia em Portugal. Faleceu a 19 de junho de 2015.     

Sobre Tudo o que Conta 
Das batalhas navais de Okinawa, na Segunda Guerra Mundial, o jovem oficial Philip Bowman regressa à vida civil e torna-se editor de livros em Nova Iorque. Num mundo feito de conhecimentos, viagens à Europa, carreiras literárias decididas por encontros furtivos, cocktails, jantares e festas pela noite dentro, Bowman rapidamente triunfa. Em matéria de amor, porém, é sucessivamente derrotado: um casamento corre mal, outro acaba por nem acontecer. E, quando finalmente conhece uma mulher que o cativa, vê-se colocado numa posição em que nunca se imaginara.

 

0 comentários: