29/03/2016

Livros do Brasil - O regresso de "O Livro da Selva", de Rudyard Kipling

O Livro da Selva
Rudyard Kipling 
Tradução: José Francisco dos Santos
N.º de Páginas: 200
PVP: 13,30 € 

O regresso do clássico juvenil universal O Livro da Selva   

Nova edição do famoso livro de Rudyard Kipling, vencedor do Nobel da Literatura em 1907. A nova adaptação ao cinema pela Disney estreia dia 14 de abril em Portugal.  
 
O Livro da Selva, de Rudyard Kipling, é um clássico da literatura universal e a sua leitura tem atravessado gerações. Em Portugal, a Livros do Brasil publicou-o pela primeira vez há mais de 50 anos e, a 31 de março, chega às livrarias uma nova edição. A acompanhar este lançamento, estreia dia 14 de abril nos cinemas portugueses a adaptação cinematográfica desta história. Apresentado pela Disney, o filme conta com as vozes de atores como Bill Murray, Scarlett Johanson, Lupita Nyongo, Ben Kingsley, Christopher Walken e o jovem Neel Sethi no papel de Mowgli. A edição de O Livro da Selva que agora lançamos conta com as ilustrações de J. Lockwood Kipling, pai do autor, e W. H. Drake, incluídas na edição original de 1894. Rudyard Kipling foi o primeiro escritor de língua inglesa a ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura e continua a ser, ainda hoje, o mais jovem a ter recebido a distinção (tinha na altura 42 anos).   

Sinopse:
Abandonada pelos pais no interior da selva indiana, uma criança morena e nua, ainda a dar os primeiros passos, é encontrada por uma alcateia – e logo esta se torna a sua alcateia. Mowgli, assim lhe chama a Mãe Loba, tornar-se-ia um dos seus lobitos e em breve aprenderia a conhecer todos os sussurros da erva, todo o sopro tépido da noite, todo o pio de mocho ou som de peixe no charco. O sábio urso Baloo e a pantera negra Bagheera, a poderosa jiboia Kaa e o ameaçador tigre Shere Khan são alguns dos fascinantes habitantes do mundo de perigos e deslumbramento, de excitação e de medos, de coragem e de amizade onde Mowgli irá crescer. Publicadas originalmente em revistas, estas inesquecíveis aventuras foram compiladas pela primeira vez em livro em 1894, numa edição que contou com ilustrações originais concebidas pelo pai do autor e que recuperamos nesta nova edição. Diversas vezes adaptado ao cinema O Livro da Selva é uma obra-prima da literatura juvenil, adotado pelo Escutismo como livro de referência e acarinhado por crianças e adultos de todo o mundo. 

Sobre o autor:  
Rudyard Kipling nasceu em Bombaim, então Índia britânica, a 30 de dezembro de 1865. Iniciou a sua carreira literária em 1886 com a publicação do volume de poemas Departmental Ditties, afirmando-se rapidamente como um dos escritores mais populares do Reino Unido, quer na poesia quer na prosa. Em 1894 lançou O Livro da Selva, que viria a consolidar-se como um clássico para a juventude em todo o mundo. O Segundo Livro da Selva foi publicado no ano seguinte e Kim, considerada a sua obra mais conseguida, saiu em 1901. Em 1907 tornou-se o primeiro autor de língua inglesa a receber o Prémio Nobel da Literatura e é, até hoje, o mais jovem escritor a quem foi atribuída essa distinção (tinha 42 anos).  Rudyard Kipling morreu em Londres, a 18 de janeiro de 1936. 

Sinopse O Livro da Selva (filme): O Livro da Selva é a nova aventura épica em imagem real sobre Mogli, uma cria de homem que foi criada por uma família de lobos. No entanto, Mogli descobre que já não é bem-vindo na selva, quando um tigre assustador, Shere Khan, que carrega cicatrizes feitas pelo Homem, promete eliminar tudo o que lhe pareça uma ameaça. Convidado a abandonar a única casa que conheceu, Mogli embarca numa cativante viagem de autodescoberta, guiado pela pantera que se torna na sua mentora, Baguera, e pelo urso com um espírito livre, Balu. Ao longo do caminho, Mogli encontra criaturas da selva que não têm as melhores intenções, como Casca, uma cobra piton que, com uma voz e olhar sedutores, o vai hipnotizar ou o bem-falante Rei Lu, que tenta dissuadir Mogli a desistir do segredo da indescritível e mortal flor vermelha: o fogo. 

0 comentários: