21/03/2016

Stalker, de Lars Kepler



Opinião:
Sou fã destes autores, e este foi mais um livro que vem confirmar porque é que gosto tanto desta dupla, quando termino de ler digo sempre “este foi o melhor”, Stalker é quinto livro da série com o comissário Joona Linna.
Fiquei mais uma vez a digerir este enredo fantástico que habilmente os autores criaram, sabem como agarrar o leitor, levando-o por pistas e caminhos falsos que nos afastam do verdadeiro assassino em série.
Alguém envia vídeos que publicou no YouTube para o Departamento da Polícia Criminal, de mulheres que são filmadas na sua própria casa, na sua intimidade, sem o saberem, a policia acaba por constatar que mal receba um vídeo a mulher poderá já estar morta, não dando tempo a descortinar quem seja para a conseguirem salvar, mas é esse o objectivo deste assassino. As vitimas são mortas de forma violenta e peculiar, em que o assassino deixa a sua marca.
Entra em cena Margot Silverman, a nova responsável pelas investigações, que demonstra ser uma investigadora bem empenhada, nada a demove a deixar seja o que for para trás, mesmo no estado de graça em que se encontra, gostei da sua garra.
A policia decide pedir ajuda a Erik Maria Bark, para falar com o marido de uma das vitimas. Temos por isso o regresso do famoso hipnotista, mas o que Erik, descobre é algo assustador, ao analisar as cenas dos crimes, constata que a marca do assassino é idêntica ao de um assassino anterior que se encontra atrás das grades há uns anos. Será que está por detrás destes crimes?
Também temos o regresso de Jonna Linna, bastante debilitado, e mesmo estando fora das investigações consegue ajudar melhor do que ninguém, inteligente e seguindo sempre por caminhos pouco convencionais é de facto um personagem carismático, pelo qual sinto enorme empatia.
E como habitual nos seus livros os capítulos são curtos, e a escrita fluída, depois tudo se desenrola num bom ritmo que me fez ficar com os nervos à flor da pele, e com um certo desconforto durante a leitura, mas é disso que eu gosto num bom policial/thriller. O enredo repleto de momentos tensos, arrepiantes, sempre muito bem descritos, assim como os personagens complexos e fascinantes, culminando num final inesperado e surpreendente. 
Stalker é viciante e intenso desde a primeira página, torna-se impossível largar este livro, recomendo sem reservas. Gostei bastante.

0 comentários: