09/04/2016

A vida é fácil, não te preocupes, de Agnes Martin-Lugand.



Opinião:
Gostei do livro As Pessoas Felizes Lêem e Bebem Café, mas o final do livro não foi aquele que desejava, fiquei a pensar se não haveria continuação, e voilá aqui está  A vida é fácil, não te preocupes, a sequela.
Voltar a encontrar personagens que ficaram na memória, em especial Diane, que passou por uma perda insuperável, uma dor inimaginável, tentou erguer-se numa localidade na Irlanda, essa experiência permitiu-lhe conhecer pessoas que a tocaram profundamente, mas, esse período da sua vida ficou para trás.
De volta a Paris, na companhia do amigo que esteve sempre presente, e que a ajudou em todas as horas, boas e más, pois Félix é aquela pessoa que qualquer um de nós desejaria ter na sua vida. Diane resolve tomar as rédeas do café que tanto gosta, (um espaço que me imagino a frequentar, pois são dois prazeres da vida que tanto aprecio, livros e café). Está determinada em seguir com a vida para a frente, conhece uma pessoa especial, com a qual se sente bem, mas será que está preparada para uma nova relação? Será que se permite a amar de novo sem sentir que está a trair aqueles que perdeu? E será que o que sente é mesmo amor? Ou apenas se sente bem ao lado desta pessoa? O certo é que vai decorrendo dentro da normalidade esta nova etapa da sua vida, até que um acontecimento inesperado muda tudo...
Com uma escrita simples, a autora transmite-nos uma mensagem de como a vida nos dá segundas oportunidades, temos que saber aproveitá-las, e faz isso através destes personagens pelos quais sentimos empatia, pela forma como os descreve, também através desta história à qual é impossível ficarmos indiferentes, pois toca-nos de forma emocional, absorve-nos, e a verdade é que fiquei tão imersa na leitura que quando dei por mim tinha terminado o livro, lê-se num ápice. A vida é fácil, não te preocupes,, é sem dúvida uma narrativa muito cativante.
Recomendo no entanto que leiam o primeiro livro, para desfrutarem melhor deste, e assim compreenderem o que se passou, a relação entre os personagens, tudo faz mais sentido.



0 comentários: