Eduardo Lourenço e
Guilherme d’Oliveira Martins apresentam
A cultura na vida de
todos os dias.
Com prefácio de Guilherme D’Oliveira Martins, este livro reúne um conjunto alargado de textos que refletem o percurso do fundador do Clube Português de Artes e Ideias, a sua experiência, as suas ideias e convicções, abordando os mais diversos temas relacionados com a Cultura e que se encontram organizados em duas partes – antes (2004-2011) e durante o período em que foi membro do Governo com a tutela da Cultura, no XIX Governo Constitucional (2012-2015).
Para Jorge Barreto Xavier, “a cultura é um elemento-chave para a construção de um mundo melhor para todos e não só para alguns”, pelo que este livro procura contribuir para a demonstração de como a cultura é um elemento essencial na vida de todos os dias.
De referir que o livro será apresentado também em Coimbra (7 de abril, 18:00, no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, com apresentação de Álvaro Laborinho Lúcio e Carlos Fortuna) e no Porto (8 de abril, 18:00, na Livraria Lello, com apresentação de Rui Moreira e João Teixeira Lopes).
Sobre o autor:
Jorge Barreto Xavier é professor de Políticas Públicas da Cultura e de Gestão das Indústrias Criativas no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Criou, em 1986, o Clube Português de Artes e Ideias (CPAI) e, mais tarde, o Programa Jovens Criadores, Paideia – arte, nas escolas, a Bienal de Jovens Criadores dos Países Lusófonos e o Lugar Comum – Centro de Experimentação Artística. Foi vereador da Cultura e Juventude da Câmara Municipal de Oeiras e diretor-geral das Artes. Entre 2012 e 2015 foi Secretário de Estado da Cultura.
0 comentários:
Enviar um comentário