14/05/2016

A Felicidade é um Chá Contigo, de Mamen Sánchez



Opinião:
Gosto da capa, com a qual me identifico um pouco, pois apesar de gostar mais de beber café durante a manhã, de tarde prefiro um bom chá. Não sabia muito bem o que pensar quando olhei para este livro, fiquei na dúvida se seria um romance cor-de-rosa, mas não o é de todo, pelo contrário, esta oferta da Marcador foi uma surpresa que se revelou numa leitura muito agradável e divertida.
A acção deste livro decorre no nosso país vizinho, começa com o desaparecimento inesperado de Atticus Craftsman, inglês, filho do dono da revista Librarte, onde trabalham cinco mulheres espanholas, de diferentes faixas etárias, todas elas distintas e muito engraçadas, que querem a todo o custo manter o emprego, quando descobrem que o mesmo poderá estar em risco, e a amizade que as une é sólida existindo grande cumplicidade entre todas.
É com este estranho desaparecimento, que entra o inspector Manchego, responsável pela investigação, um personagem muito caricato, bonacheirão que nos apetece abanar.
E através destes personagens vamos ver o enorme contraste que existe entre a cultura Espanhola e Inglesa. Enquanto que os espanhóis de uma maneira geral são ruidosos, sensuais, calientes, apaixonados, dados a emoções fortes, apreciadores da gastronomia, os ingleses são rígidos, pessoas que não fogem das suas rotinas, dos seus costumes, do seu chá, existe um abismo cultural entre estes dois países, isso é bem evidente ao longo do livro.
A autora soube construir um enredo muito engraçado em torno de um mistério e de um leque de personagens muito peculiares, que nos fazem ficar bem-dispostos e sorrir ao longo do livro, é este o ponto forte da narrativa, os seus personagens, e os emaranhados em torno dos mesmos, onde tudo acaba por fazer sentido, no inicio não conseguimos entender algumas coisas, mas também somos levados, induzidos a pensar em algo que acaba por ser muito diferente daquilo que se estava à espera.
Trata-se sem dúvida de um livro despretensioso, leve, descontraído, divertido, cheio de humor, com cenas hilariantes que me fizeram rir diversas vezes, também a escrita fluída da autora e os capítulos curtos dão ímpeto à leitura, acabamos o livro sem darmos por isso, vale a pena ler.


0 comentários: