29/06/2016

A Viúva, de Fiona Barton



Opinião:
Durante muitos anos não li livros cuja a história envolva crianças, se o tema for sobre rapto, pedofilia ou maus-tratos, e principalmente se tiver pormenores sórdidos, não foi o caso neste livro e ainda bem, de qualquer maneira foi com algumas reticencias que fui para a leitura deste livro, e confesso que durante a mesma estive apreensiva, é que estas coisas mexem com a pessoa, é impossível ficar-se indiferente.
A Viúva, é o romance de estreia da jornalista, Fiona Barton, que apresenta-nos uma história bem construída em torno do desaparecimento de uma criança.
A narrativa é contada principalmente do ponto de vista de Jean Taylor, a viúva, que nos leva entre o presente e o passado, onde narra a sua vida pouco interessante, monótona com o marido antes e depois de ele morrer, e do o rapto de uma criança, que faz com que as suas vidas mudem drasticamente, e com que muita coisa venha ao de cima.
Mas também é narrado pelo detective encarregue da investigação do desaparecimento da menina, Bob Sparkes, e pela jornalista Kate Waters, e é muito interessante ter a perspectiva destes dois personagens em torno da investigação.
A estrutura deste thriller psicológico sinuoso, é diferente do habitual neste género literário, pois é apontado de inicio um suspeito para o rapto, mas durante toda a leitura a autora lança constantes dúvidas na mente do leitor, deixa-nos numa incerteza, chegamos a um ponto que não sabermos em quem acreditar, leva-nos a questionar - Afinal quem é que está a falar verdade nesta história toda? Depois lentamente vai-se juntando todas as peças até ao desfecho, cuja a resolução não me surpreendeu, mas por outro lado achei bem interessante a motivação que levou a este crime
Um livro bem escrito, com um enredo bem construído, em que sobressaem personagens pouco confiáveis, cujo o destaque é dado à viúva Jean, ela é a chave de tudo para deslindar e dar as respostas que se precisam para que a verdade venha ao de cima, ao mesmo tempo a autora faz uma análise aprofundada sobre as relações num casamento, de como as pessoas podem ser enganadoras, ocultar o que são perante os outros, viverem num mundo de mentiras, enganando os outros e a elas próprias, não querendo ver a verdade. Por tudo isto A Viúva é um livro que mexe com o leitor, é perturbador, deixa-nos a pensar sobre o tipo de sociedade em que vivemos. Muito bom.


0 comentários: