16/06/2016

As Raparigas Esquecidas, de Sara Blædel



Opinião:
Confesso que ando outra vez virada para a leitura de policiais, um dos géneros literários de eleição, e quando são de autores nórdicos ainda melhor. Recebi este exemplar de avanço, assim como outros blogues, agradeço à Topseller, e foi cheia de curiosidade que peguei nele com o intuito de ler apenas as primeiras páginas, o certo é que não o larguei mais.
A autora tem o dom de agarrar-nos logo de inicio com o enredo, começa com a investigação do cadáver de uma mulher, que aparece numa floresta de uma província dinamarquesa, a mulher tem uma cicatriz no rosto, algo que deveria a identificar facilmente, mas não é o que acontece, e o mais caricato é que ninguém participou o seu desaparecimento, o que torna tudo muito estranho.
Quando por fim alguém a identifica, o passado desta mulher vem a revelar-se um verdadeiro mistério, ligada a uma instituição mental, onde se cometiam barbaridades com os pacientes.
A investigação é dada à a agente da polícia Louise Rick, chefe do Departamento de Pessoas Desaparecidas, que vai trabalhar em conjunto com o seu peculiar colega Eik.
Louise a partir de uma foto desta mulher começa a investigar, mas para o fazer tem que contactar pessoas e ir a locais que fazem parte do seu passado, e em paralelo com o caso que tem entre mãos, vai desenterrar fantasmas adormecidos, recordações que não queria trazer de novo ao de cima, mas é precisamente isso que faz com se crie empatia com esta personagem, que a autora tão bem construiu, tornando-a credível, assim como todo o mistério em torno desta morte, que traz à luz algo escondido durante anos, que no final é revelado de uma forma inesperada, desconfiei a dada altura, mas os contornos sombrios em torno desse segredo surpreenderam-me.
A escrita fluída, o enredo intrigante, e a forma como a narrativa é desenvolvida, envolve-nos, pois além do crime macabro, e dos contornos por detrás do mesmo, também é perturbador ver como a instituição para doentes mentais tratava as pessoas, os métodos cruéis que usava.
Tudo isso torna este livro intenso e viciante, tal como se espera de um bom thriller, que os amantes do género como eu vão gostar certamente, recomendo.  

As Raparigas Esquecidas, vai estar à venda nas livrarias a partir de 20 de Junho.




0 comentários: